Obra de modernização da rede elétrica do Campus do Pici já foi iniciada

Imagem: Rede elétrica do Campus do Pici será modernizadaAs interrupções de fornecimento de energia que eventualmente ainda ocorrem em todo o Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará, por ocasião de algum acidente de trânsito ou forte chuva no local, estão com os dias contados. Com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), foi iniciada, no dia 14 de janeiro, a obra de automação e proteção da rede elétrica de média tensão daquele campus, que será dividido em sete áreas.

Dessa forma, "caso haja ocorrência de interrupção de energia em uma área, esta será isolada, impedindo que as demais áreas do Campus do Pici sejam também prejudicadas, como ainda ocorre hoje", informa o titular da Superintendência de Infraestrutura (UFC-Infra), Prof. Sérgio Armando de Sá e Benevides. Ou seja, se houver falta de distribuição de energia em uma área, o fornecimento para as outras seis não será afetado.

A modernização da rede elétrica no Campus do Pici visa restringir o impacto de uma interrupção do fornecimento de energia ao menor número de usuários, proporcionando ganho de confiabilidade, disponibilidade, continuidade de serviço das instalações elétricas, melhoria da qualidade no fornecimento de energia, segurança de pessoal e do sistema elétrico.

A previsão inicial para término da obra, ao custo de R$ 651.745,87 (com economia de 16% em relação ao preço inicial da licitação de tomada de preços), era de 90 dias. No entanto, a empresa fornecedora dos equipamentos necessários (religadores) informou que, por se tratar de material importado, o prazo de entrega dos religadores será de 150 dias. Assim, a obra só deve ser finalizada em seis meses. Os religadores automáticos são considerados pelas empresas elétricas de todo o mundo equipamento essencial de fornecimento de energia, em condições confiáveis, seguras e econômicas. Por enquanto, técnicos da empresa que executará a obra fazem o reconhecimento do Campus, a fim de delimitar a divisão das sete áreas.

O Prof. Sérgio Armando de Sá e Benevides pede compreensão da comunidade universitária para que o andamento da obra ocorra sem maiores transtornos. "Os desligamentos da rede elétrica necessários para a obra serão previamente divulgados, tanto dias como horários, para que nenhum projeto ou pesquisa seja prejudicado. Não está descartada, inclusive, a contratação de geradores para evitar perdas nesse sentido".

Fonte: Prof. Sérgio Armando de Sá e Benevides, titular da Superintendência de Infraestrutura da Universidade Federal do Ceará (UFC-Infra) – fone: 85 3366 9543