CA do curso de Fisioterapia homenageia Sônia Gusman

Criado em junho de 2010, o Centro Acadêmico do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará passa agora a chamar-se CA Sônia Gusman, em homenagem à personalidade que lutou pelo estabelecimento do exercício da Fisioterapia como profissão da área da saúde. Formada pela Universidade de São Paulo (USP) na primeira turma de um curso de graduação em Fisioterapia do Brasil, em 1967, Sônia Gusman foi pioneira na Fisioterapia Neurofuncional e na disseminação do método Bobath, sendo instrutora sênior dessa técnica para o Brasil e América do Sul.

Foi também a primeira presidente do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e portadora do registro Crefito nº 1. De acordo com os membros do CA, Sônia Gusman é, até hoje, exemplo de organização política para o desenvolvimento da Fisioterapia e seu reconhecimento na sociedade.

O Curso de Fisioterapia da UFC, com ênfase na área hospitalar, oferta 40 vagas para turma única. Atualmente, conta com 103 alunos ativos. A graduação é em período integral, com 10 semestres, totalizando uma carga horária de 4.496 horas/aula. A graduação integra a Faculdade de Medicina e funciona no Campus do Porangabuçu. Outras informações pelo perfil do CA de Fisioterapia no Facebook.

Fonte: Juliete Vaz, da Coordenadoria Geral do CA. de Fisioterapia da UFC – fone: 85 8615 7440