VI Encontro de Práticas Docentes proporciona troca de experiências

Imagem: Auditório ficou lotado na abertura do VI Encontro de Práticas DocentesComeçou nesta quarta-feira (23), no auditório da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), no Campus do Pici, o VI Encontro de Práticas Docentes. O evento, realizado pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e pelo Grupo de Trabalho das Licenciaturas (GTL), tem como objetivo divulgar experiências pedagógicas e conhecimentos produzidos por alunos e professores da Universidade Federal do Ceará, além de propiciar debates em torno da formação docente.

Na abertura do evento, o Reitor Jesualdo Pereira Farias ressaltou o papel das universidades federais na formação docente e no desenvolvimento da educação no Brasil. "Queremos que as novas gerações tenham as mesmas oportunidades que países vizinhos nossos têm por já estarem colhendo frutos (do investimento em educação)", disse. Acrescentou ainda que, enquanto o primeiro mandato teve foco na graduação, o segundo o terá nas licenciaturas.

A coordenadora do VI Encontro de Práticas Docentes, Profª Carmensita Passos, destacou o crescimento do evento, que teve sua primeira edição em 2007, com duração de apenas um dia para a apresentação em pôsteres de trabalhos desenvolvidos durante o estágio dos alunos. Nos anos seguintes, o evento ganhou um dia a mais e incorporou simpósios e apresentações artísticas. Além disso, recebeu as novas licenciaturas e abriu espaço para os bacharelados.

Representando na mesa o Pró-Reitor de Graduação, Prof. Custódio Almeida, o Coordenador Geral de Programas Acadêmicos da UFC, Prof. Cláudio Marques, lembrou as várias ações desenvolvidas pela Universidade na melhoria da formação para a docência, como o trabalho da aprendizagem cooperativa e os programas de monitoria. "Estamos no caminho certo, como comprovado pelo conjunto de trabalhos apresentados aqui".

Imagem: A abertura do VI Encontro de Práticas Docentes contou com apresentação artísticaEm mensagem enviada aos presentes e lida pelo Prof. Cláudio Marques, o Pró-Reitor de Graduação, Prof. Custódio Almeida, frisou a importância do projeto pedagógico e do currículo dos cursos como "caminhos que só se trilham coletivamente" e conclamou a comunidade universitária a aceitar o desafio de rever currículos, metodologias e avaliações da formação para a docência. "Não é possível que achemos normal ver estudantes dormindo durante as aulas e atribuirmos apenas a eles a responsabilidade por isso".

O primeiro dia do evento foi marcado também pelo lançamento do livro Seminário Dança-Teatro-Educação: docência-artista do artista-docente, organizado por professores dos cursos de Teatro e Dança da UFC: Thaís Gonçalves, Héctor Briones, Denise Passa e Carolina Vieira. "Nossa intenção é compartilhar reflexões acerca do ensino de artes", explicou a Profa. Carolina Vieira, do Curso de Teatro.

O VI Encontro de Práticas Docentes segue até hoje (24), no hall da Prograd, com 26 simpósios, 12 apresentações artísticas e 245 pôsteres, divididos em quatro blocos. São trabalhos que mostram ideias teóricas e práticas para estimular os alunos, como o pôster apresentado por Tales Rilton, estudante do sétimo semestre do Curso de Geografia. "Abordo o uso do jornal como recurso didático para aproximar os alunos de Geografia ao dia a dia", explicou.

Fonte: Profª Carmensita Passos, Coordenadora do GTL – fone: 85 3366 9526