ADUFC-Sindicato lança hoje prêmios de jornalismo científico e de fotografia

O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC) lança hoje (25), às 19h, em seu espaço cultural (Av. da Universidade, 2346 – Benfica), os prêmios Abreu Matos de Jornalismo Científico e Click o Campus.

O Prêmio Abreu Matos de Jornalismo Científico visa promover e valorizar o conhecimento produzido nas universidades federais do Estado do Ceará e estimular o interesse quer de estudantes e profissionais (habilitados em Jornalismo), quer de empresas (públicas ou privadas) que direta ou indiretamente lidam com pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação. A premiação será concedida em duas modalidades – "Comunicação institucional" e "Comunicação de massa" – e nas categorias: "Jornalismo impresso", "Revista impressa", "Fotojornalismo", "Reportagem de televisão", "Reportagem de rádio" e "Internet". Poderão ser inscritas matérias divulgadas entre 1º de janeiro e 20 de abril, prazo final para a entrega dos trabalhos.

Os vencedores de todas as categorias serão premiados com a quantia de R$ 3.000,00, e os autores dos trabalhos classificados em segundo lugar receberão R$ 1.500,00. Será conferida menção honrosa, em caráter de incentivo, ao veículo de comunicação de massa que somar o maior número de trabalhos finalistas, indicados pela Comissão Julgadora. O edital pode ser conferido on-line.

O Prof. Francisco José de Abreu Matos criou o projeto Farmácias Vivas, em que continuou trabalhando mesmo depois de aposentado e que democratizou o uso das plantas medicinais em todo o País. Doutor em Farmacognosia, o professor dedicou 37 anos de sua vida às atividades de docência e pesquisa na UFC. Dirigiu o projeto, o Horto de Plantas Medicinais e o Laboratório de Produtos Naturais até seu falecimento, em 22 de dezembro de 2008. A data de seu nascimento, 22 de maio, foi instituído como Dia da Planta Medicinal.

Já o Prêmio Click o Campus é destinado a professores da Universidade Federal do Ceará e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e visa divulgar, através de imagens, o cotidiano das universidades federais do Estado. As fotografias podem ser enviadas até 17 de março. Os 25 melhores trabalhos farão parte de exposição final em abril. O edital pode ser acessado também pela Internet.

Fonte: Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará – fone: 85 3066 1818