Livro sobre qualidade da programação infantil da TV Brasil será lançado no dia 31

Imagem: Autoras e colaboradores do livro "Qualidade na programação infantil da TV Brasil" Um olhar atento aos programas infantis da TV pública é o mote do livro Qualidade na programação infantil da TV Brasil (Insular, 2012), a ser lançado no próximo dia 31, às 19h, no auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Resultado de cuidadosa pesquisa sobre a qualidade da programação infantil da TV Brasil, televisão pública gerida pela Empresa Brasil de Comunicação, a obra foi realizada pelas professoras Inês Vitorino e Andréa Pinheiro, do Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (GRIM), da Universidade Federal do Ceará. Os estudantes Andrea Acioly, Camila Torres, Nut Pereira, Samaísa dos Anjos e Sarah Coelho colaboraram no livro.

Além de estudo bibliográfico minucioso sobre a questão da qualidade na televisão, os pesquisadores se dedicaram à análise de 221 episódios dos 23 programas infantis exibidos pela TV Brasil entre outubro de 2010 e janeiro de 2011, como Castelo Rá-Tim-Bum, Dango Balango, Vila Sésamo, TV Piá e Cocoricó, dentre outros. O monitoramento dos programas levou em conta a análise de um conjunto de aspectos formais e de conteúdo presentes nas obras audiovisuais, com base nos seguintes critérios: diversidade, inovação/criatividade, promoção do desenvolvimento integral, promoção de modelos de conduta construtivos, estímulo à cultura nacional e à cidadania, interatividade, inocuidade, dentre outros.

Segundo a Profª Inês Vitorino, a análise da qualidade dos programas exibidos na emissora pública de TV "possibilita conhecer de perto a oferta de programas para a criança e é um passo importante no sentido de inserir nas políticas públicas de comunicação essa dimensão da qualidade do que é oferecido às crianças".

Imagem: Capa do livro "Qualidade na programação infantil da TV Brasil" (Insular, 2012)Para a Profª Andréa Pinheiro, a pesquisa contribuirá, também, para futuros estudos da área. "O modelo utilizado nas análises dos programas está inteiramente delimitado no livro, podendo ser usado em próximas pesquisas sobre a qualidade em obras audiovisuais destinados às crianças. Dentre os nossos objetivos, estava o de recomendar melhorias nos programas exibidos pela TV Brasil e propor um debate sobre a qualidade na programação infantil televisiva. Creio que conseguimos".

Na ocasião, os autores falarão sobre a pesquisa que originou o livro, em bate-papo com o público, exibindo trechos de alguns programas pesquisados. A publicação será vendida ao preço de R$ 30,00 no dia do lançamento.

Fonte: Nut Pereira e Sarah Coelho, colaboradores do livro – fones: 85 8748 8813 / 8861 2111