Seminário de planejamento institucional resulta em documento

Imagem: O seminário de planejamento foi presidido pelo Reitor Jesualdo Farias (à direita) e pelo Vice-Reitor Henry Campos. Durante toda a última sexta-feira (25), equipes que compõem a administração superior e acadêmica da Universidade Federal do Ceará estiveram reunidas no auditório da Casa de José de Alencar, para trabalhar no segundo momento do seminário de planejamento do Plano de Desenvolvimento Institucional para o quadriênio 2013-2017. O primeiro encontro foi realizado no início de dezembro, quando foram apresentadas propostas surgidas dos debates que precederam a consulta para Reitor e Vice-Reitor, ocorrida também em 2012. Na sexta-feira, a redação final do documento, formatado em livro pela Pró-Reitoria de Planejamento, foi distribuída aos participantes.

O seminário teve início às 8h30min, com as falas do Reitor Jesualdo Farias e do Vice-Reitor Henry Campos. O encontro foi aberto com a apresentação do Prof. Tito Lívio Cruz Romão, Coordenador de Assuntos Internacionais. O novo dirigente da CAI apresentou sua equipe e fez uma síntese do momento vivido pela Coordenadoria, bem como do que está proposto para os próximos anos, tendo em vista o crescente processo de internacionalização da UFC. Tito Lívio abordou ainda as atribuições da CAI, como dar apoio aos estudantes estrangeiros e manter, apoiar e buscar novos convênios com universidades do exterior (atualmente são 117). Ressaltou também que, com o Programa Ciência Sem Fronteiras, as ações da Coordenadoria serão ampliadas.

REQUALIFICAÇÃO – O Plano de Requalificação Urbana da UFC foi apresentado pelo Prof. José Sales, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo. Ele e sua equipe preparam diagnóstico estratégico para detectar os problemas dos três campi de Fortaleza (Pici, Benfica e Porangabuçu), da Casa de José de Alencar e da Fazenda Raposa, localizada em Maracanaú. Esta última reúne a mais importante coleção de palmeiras do mundo e possui projeto paisagístico assinado pelo célebre arquiteto Burle Marx. "Quando fundada, a UFC estava encravada numa Fortaleza com menos de um milhão de habitantes, e hoje padece de todo tipo de problema urbano inerente a uma cidade que caminha para uma população de 2,7 milhões", afirmou.

O Prof. Wagner Andriola expôs um programa para avaliação institucional da UFC em todos os quadros (técnico-administrativo, docente e discente), enquanto o Pró-Reitor de Planejamento Ernesto Pitombeira falou sobre a descentralização de recursos para aquisição de equipamentos, o projeto de acessibilidade da Instituição e o planejamento de novas obras e reformas com a participação de todas as unidades acadêmicas.

Imagem: No encontro, realizado na Casa de José de Alencar, representantes da Administração Superior e acadêmica apresentaram ações e projetos.ADMINISTRAÇÃO – Antes de fazer sua exposição, a Pró-Reitora de Administração, Profª Denise Corrêa, apresentou sua equipe e distribuiu o Manual de Procedimentos de Compras e Contratações. Em sua apresentação, falou sobre a ampliação do almoxarifado, a descentralização de recursos de custeio, as formas de manutenção de equipamentos específicos, a revisão de contratos e a definição de critérios de alocação de cantinas nos campi.

O Superintendente de Infraestrutura, Prof. Sérgio Benevides, apresentou os serviços contratados e o andamento das licitações. Fez também um relato da reunião que teve com o Secretário de Segurança do Estado, apresentou um projeto de segurança interno da UFC, inclusive com controle de acesso aos campi. Falou ainda sobre um plano de implantação e gestão de estacionamentos, além dos tópicos a seguir: capacitação de brigadas de incêndio; melhorias na rede de energia elétrica; ampliação dos serviços de telefonia e Internet; e implantação de transporte coletivo entre os campi.

Um dos pontos destacados pelo Prof. Custódio Almeida, Pró-Reitor de Graduação, foi a criação de uma comissão que acompanhará os alunos cotistas a ingressar na UFC este ano. Falou ainda sobre estratégias para combater evasão estudantil e fez uma breve avaliação da edição 2013 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) na UFC.

ESTUDANTES – Os trabalhos da tarde foram abertos com a fala do Prof. Ciro Nogueira, Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, que tocou nos seguintes pontos: identificação unificada dos estudantes para processo de suas carteiras; definição de regras para alojamento de congressistas; estabelecimento de critérios para realização de festas pelos estudantes e licitação/acompanhamento do contrato de fornecimento de alimentação para o Restaurante Universitário.

Para a Profª Márcia Machado, Pró-Reitora de Extensão, são metas a serem alcançadas a efetivação da Câmara de Extensão e a regulamentação das ações de extensão na carga horária docente. Já o Pró-Reitor Gil Aquino, que responde pela área de Pesquisa e Pós-Graduação, destacou a necessidade de avaliar o novo modelo de elaboração do CT-Infra, fundo do Governo Federal que destina recursos à expansão física e tecnológica das universidades.

O seminário foi encerrado no final da tarde, com a exposição do Prof. Serafim Ferraz, representando a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas. Segurança do trabalho, avaliação de dirigentes, estágio probatório, horário de trabalho e frequência de servidores foram itens que constaram de sua fala. Na ocasião, foi proposta por ele uma discussão sobre a Comissão Permanente de Progressão Docente (CPPD).

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331