Alunos de Agronomia do Campus Cariri conhecem experiências rurais de sucesso

Imagem: Alunos de Agronomia do Campus Cariri visitaram o projeto Arca, em AltaneiraDezoito alunos do 9º semestre do Curso de Agronomia do Campus da Universidade Federal do Ceará no Cariri realizaram, na última semana, viagem de campo no âmbito da disciplina de Extensão Rural. Eles percorreram mais de 1000 quilômetros em busca de experiências de sucesso em educação, cultura, produção e organização dos trabalhadores rurais.

O grupo saiu do município do Crato no dia 21 de janeiro, onde visitaram o projeto Arca, em Altaneira. Em seguida, foram para Independência, no Sertão dos Inhamuns, onde conheceram a Escola Família Agrícola Dom Fragoso. No terceiro dia da viagem, os estudantes visitaram o Assentamento Santana, em Monsenhor Tabosa, que mantém uma escola de campo.

Já em Fortaleza, eles encontraram egressos do curso que, hoje, são alunos de mestrado na UFC. No último dia da viagem, 25 de janeiro, passaram por Beberibe e conheceram a experiência dos pescadores da Prainha do Canto Verde, reserva extrativista resultado de organização popular.

Segundo a Profª Maria Inês Escobar, responsável pela disciplina de Extensão Rural, essa "experiência tem um valor muito expressivo na formação dos educandos e na relação da Universidade com as comunidades camponesas". A viagem foi custeada pela UFC e apoiada pelas organizações de trabalhadores do campo, que forneceram as hospedagens.

Fonte: Profª Maria Inês Escobar, do Curso de Agronomia do Campus Cariri – fone: 85 9652 7624