Imagem: Primeira turma do Nordeste de Curso Superior de Magistério Indígena colará grau em março na UFCTrinta e seis índios da etnia Tremembé, de Almofala, colarão grau na Concha Acústica da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza, no dia 6 de março. São professores que já exercem há algum tempo o magistério nas escolas indígenas da etnia e integram a primeira turma do Curso de Magistério Indígena Tremembé Superior (MITS). Trata-se do primeiro curso de licenciatura intercultural criado no Nordeste e um dos pioneiros do País, sendo também o primeiro a possibilitar a formação em nível superior de uma turma de indígenas em uma universidade pública.

O MITS foi criado em 2006 por iniciativa do povo tremembé, em parceria com a UFC, tendo aprovação e incentivo financeiro do Ministério da Educação desde 2008, através do Programa de Apoio à Formação Superior e Licenciaturas Interculturais Indígenas (Prolind). O primeiro curso da UFC específico para indígenas teve suas atividades acadêmicas realizadas integralmente no ambiente da aldeia, em etapas mensais, itinerantes, que se revezavam entre as comunidades tremembé. Dessa forma, lideranças, pais, mães, jovens e crianças indígenas puderam participar de muitos momentos significativos do Curso, com livre acesso às aulas.

Com carga horária de 4.000 horas-aula, a licenciatura teve como conteúdo curricular uma matriz específica, conjugando os saberes próprios da tradição tremembé, desenvolvidos nas escolas indígenas, com os conhecimentos teóricos e metodológicos característicos da formação para a docência. A habilitação do Curso também é específica, estando os graduados aptos para o exercício do magistério nas escolas diferenciadas de sua etnia.

O coordenador geral, Prof. José Mendes Fonteles Filho (Babi), desenvolve desde os anos 1990 pesquisas, dentre outras atividades colaborativas, junto à comunidade tremembé e a outros povos indígenas da região, tendo realizado estudos de doutorado em educação indígena pioneiros na região, pela UFC, onde atua como docente.

Fonte: Prof. Babi Fonteles, Coordenador do Curso de Magistério Indígena Tremembé Superior/UFC – fone: 88 3613 1663 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.