Estudantes de Direito da UFC realizam segunda-feira mais um júri simulado

Alunos da disciplina Psicologia Geral e Jurídica, da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, realizarão um julgamento simulado do caso do Monstro de Guaianazes na próxima segunda-feira (4), às 9h, no anfiteatro Prof. Willis Santiago Guerra Filho, naquela unidade acadêmica. Os interessados em participar da atividade, seja como ouvintes ou jurados, poderão inscrever-se no próprio local, com os organizadores do evento. As inscrições são gratuitas e abertas a qualquer interessado, seja ou não estudante da UFC.

O caso a ser julgado envolve a discussão sobre a sanidade mental e, consequentemente, a imputabilidade de Benedito Moreira de Carvalho, um assassino em série que apavorou o país na década de 1950. O réu, nascido em Tambaú, atacou de 1950 a 1953. Era casado, mas não podia fazer sexo com sua mulher por seus vários problemas de saúde. Tinha um impulso sexual incontrolável, chegando a atacar cinco pessoas num só dia, sem ainda se sentir saciado. Gostava de meninas, principalmente japonesas. Anotava todos os crimes num caderninho. Estava sempre de terno e chapéu e com uma pasta na mão, que continha uma corda com laçada. Entre estupros e tentativas de violência sexual, cometeu 29 crimes na Grande São Paulo. Dez de suas vítimas acabaram mortas. O "Monstro de Guaianazes" lhes pedia que fizessem sexo com ele.

Os alunos foram orientados a atualizar o caso com datas recentes, a fim de evitar alegação de prescrição, supondo ainda que o réu permaneça vivo. A atividade foi desenvolvida sob a co-orientação de professores da área penal (Prof. Daniel Maia e Prof. Raul Nepomuceno) e a supervisão direta do Prof. Flávio Gonçalves e do estudante Fleury Neto, que já atuou no julgamento simulado do caso Pierre Rivière.

Fonte: Prof. Flávio Gonçalves, da Faculdade de Direito da UFC – fone: 85 9634 9457