Procurar no portal

Inaugurado mais um laboratório resultado de parceria da UFC com a Petrobras

Imagem: Reitor Jesualdo Farias descerra placa de inauguração junto a dirigentes acadêmicos e representantes da Petrobras.O Laboratório de Pesquisa em Adsorção e Captura de CO2 (LPACO2) foi inaugurado na manhã de sexta-feira (1º), na presença do Reitor Jesualdo Farias e de comitiva da Petrobras, liderada pelo Coordenador da Rede Temática de Tecnologias de Mitigação de Mudanças Climáticas (PROCLIMA), Paulo Negrais Carneiro Seabra. Na solenidade, o ponto convergente da fala dos dois foi a importância da parceria entre a Universidade Federal do Ceará e a empresa do setor energético. O Prof. Jesualdo Farias relembrou os primeiros contratos entre ambas, quando não havia ainda, na UFC, projetos na área de petróleo e gás. Já Paulo Seabra externou a satisfação da empresa em manter a parceria, por acreditar que os investimentos feitos são bem aproveitados.

A Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Separação por Adsorção, Profª Diana Cristina Silva de Azevedo, assegurou que o momento da inauguração do Laboratório foi "emblemático para a consolidação do grupo de pesquisa, como protagonista do desenvolvimento tecnológico no campo da adsorção, em estreita cooperação com o setor industrial, aqui representado pela empresa brasileira que mais investe em ciência e tecnologia, a Petrobras". A pesquisadora fez questão de citar os professores que muito trabalharam para a concretização do que "poderia ser apenas um sonho", como Célio Loureiro Cavalcante e Eurico Belo Torres. A coordenadora agradeceu ainda a presença do Prof. Alírio Rodrigues, da Universidade do Porto (Portugal), seu orientador de doutorado.

Quem está chegando agora e conhece o Centro de Tecnologia dotado de laboratórios de primeira linha, não tem ideia de como era a situação 20 anos atrás. A afirmação é do diretor do Centro, Prof. José de Paula Barros Neto. O dirigente fez uma retrospectiva sucinta da história da unidade acadêmica e demonstrou sua confiança de que, de agora em diante, o Centro se firme como um dos melhores do País.Imagem: Fachada do Laboratório de Adsorção, um dos exemplos da articulação da UFC com o setor produtivo.

Para o Reitor Jesualdo Farias, a parceria com a Petrobras se consolida a cada ano e vem dando resultados positivos. Relacionou laboratórios que deverão ser inaugurados ainda este ano, como o de solda. Finalizou afirmando que os laboratórios são referência, não só pela qualidade de equipamentos, como também pela excelência acadêmica de seus professores e estudantes. A solenidade foi encerrada com o descerramento da placa alusiva à inauguração.

MENOS GÁS CARBÔNICO – O Grupo de Pesquisa e Separação por Adsorção é vinculado ao Departamento de Engenharia Química da UFC, e seus pesquisadores analisam materiais que possam diminuir a concentração de gás carbônico na atmosfera. A Profª Cristina Azevedo explica a função dos equipamentos instalados no novo laboratório: "Eles serão dedicados à medida de dados de equilíbrio termodinâmico para a adsorção de gases, como gás carbônico, metano e nitrogênio e suas misturas, além de vapores de metais alcalinos a altas temperaturas". O investimento em sua construção foi de R$ 2 milhões, quase totalmente oriundos da Petrobras.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300