Censo Penitenciário traçará perfil da população carcerária do Estado

Será lançado na quinta-feira (7) às 14h, no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará, o primeiro Censo Penitenciário do Estado. A iniciativa tem o objetivo de traçar um perfil sociológico e demográfico da população penitenciária em regime fechado, bem como realizar avaliação psicossocial, visando caracterizar e compreender a história de vida dos detentos, as vivências dos sujeitos ao longo do período de encarceramento e as disposições para a reinserção social mediada pelo trabalho. O projeto da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) será executado por pesquisadores da UFC, por meio da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC).

Na ocasião, o Reitor Jesualdo Pereira Farias e a Secretária da Justiça e Cidadania, Mariana Lobo, apresentarão a equipe que fará o trabalho coordenado pelos professores da UFC Celina Amália Ramalho Galvão Lima (Laboratório de Estudos da Violência – LEV), Cássio Adriano Brás de Aquino (Núcleo de Psicologia do Trabalho – NUTRA) e Walberto Silva dos Santos (Departamento de Psicologia).

A pesquisa de campo será realizada por alunos da graduação e pós-graduação dos cursos de Psicologia e Ciências Sociais da Universidade, coordenados pelos professores e profissionais da Secretaria da Justiça e Cidadania. O trabalho observará dados básicos de identificação, escolaridade, tipificação penal, dados do processo penal, tempo de pena e reincidência. Além disso, traçará o perfil do detento a partir de três eixos analíticos: a caracterização da história de vida que antecede a condição de privado de liberdade, a vivência do sujeito dentro do sistema e suas possibilidades de reinserção social pelo trabalho. A pesquisa aborda ainda questões mais complexas como os conflitos existentes no interior das unidades, enfermidades, relações familiares, atividades laborais, capacitação profissional, dependência química etc.

O Ceará possui hoje 17.843 presos, 12.835 cumprindo pena em regime fechado. A secretária da Sejus, Mariana Lobo, explica que a pesquisa dará o embasamento científico para as políticas públicas na área. "Nosso intuito é subsidiar as políticas públicas para que elas encontrem eficácia. Ou seja, devemos entrar com base científica para a educação, saúde, trabalho, dentre outros itens que, por empirismo e experiência prisional, são ofertados, mas de cuja problemática não sabemos ao certo a extensão. Queremos trabalhar pela não reincidência dessa população carcerária, através da oferta de oportunidades. Com a pesquisa, teremos os dados em mãos para buscar recursos e parceiros e para direcionar as políticas penitenciárias do Ceará. Ressaltamos ainda a importância desses estudos também para a comunidade acadêmica e a política de segurança do Estado".

O Censo será também a porta para o Centro de Triagem, um importante projeto da Sejus. "Um dos nossos programas é a substituição gradual da CPPL de Caucaia por um centro de triagem, que será a porta de entrada do sistema e terá como base fundamental a pesquisa para a separação dos internos em unidades adequadas ao perfil do apenado. Importante ressaltar que o Censo Penitenciário nos ajudará a criar os parâmetros para o novo centro de triagem, cuja obra está em processo de contratação", finaliza a secretária.

Fontes: Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado – fone: 85 3101 2840; Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 3366 7331