Segundo Enade de 2011, UFC tem melhor Centro de Tecnologia do Norte/Nordeste

Imagem: O Centro de Tecnologia da UFC fica no Campus do Pici, em FortalezaO Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2011 avaliou 1.330 graduações em Engenharia e Arquitetura de instituições públicas e privadas em todo o País. Na UFC, dos oito cursos avaliados, quatro posicionaram-se entre os dez primeiros. De acordo com a nota do Enade, a graduação em Arquitetura e Urbanismo foi avaliada como a terceira melhor em todo o Brasil; o Curso de Engenharia Elétrica foi o sexto e o único na UFC a alcançar nota máxima (cinco) no Conceito Preliminar de Curso (CPC); Engenharia Química, foi o oitavo e Engenharia Mecânica, o décimo.

Na lista de 350 unidades didáticas da área de tecnologia com pelo menos um curso em comum avaliado no Exame, o Centro de Tecnologia (CT) da UFC aparece em primeiro lugar entre todas as instituições do Norte e Nordeste e em décimo sexto no Brasil. Analisando a média de pontuação que alunos concludentes do CT alcançaram na prova, obteve-se o índice de 3,398 pontos. O Instituto Militar de Engenharia (IME), encabeça a lista com a média de 4,708 pontos. Os resultados mais recentes, divulgados pelo Ministério da Educação no início deste ano, são referentes à prova aplicada em 2011.

O diretor do Centro de Tecnologia, Prof. José de Paula Barros Neto, aponta a contratação de novos professores como um dos principais fatores a proporcionar o fortalecimento das graduações no CT. Nos últimos seis anos, 75 profissionais passaram a compor o quadro de docentes nos cursos de Engenharia e Arquitetura. "Tivemos uma renovação grande do número de professores e um grande comprometimento deles com a sala de aula", afirma.

Outras estratégias foram o apoio aos alunos ingressantes para diminuir a evasão nos dois primeiros anos de curso e a melhoria da infraestrutura com a construção de novos blocos didáticos e laboratórios. "Tivemos uma confluência de ações que agora está dando resultados", aponta o diretor. Segundo ele, os resultados obtidos nas avaliações do Ministério da Educação servirão para nortear as ações no Centro nos próximos anos. "O Enade é importante porque nos mostra os aspectos em que é preciso melhorar", defende. As futuras diretrizes no CT também serão balizadas pelas estratégias implementadas em outras universidades classificadas como as melhores do País. "É preciso continuar a luta para ficarmos entre os dez melhores do Brasil", almeja.

O reconhecimento do bom nível de alunos e professores é um dos maiores benefícios trazidos com os resultados da avaliação. "Esse resultado aumenta a visibilidade sobre o Centro. O aluno que vai se formar aqui vai se sentir valorizado", defende Barros Neto.

Acesse os quadros comparativos do desempenho dos cursos do CT com relação a unidades acadêmicas de outras universidades.

Fonte: Assessoria de Imprensa do CT – fone: 85 3366 9602