Curso de Medicina no Cariri elabora Atlas Virtual de Histologia

As aulas de Histologia do Curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará no Campus Cariri contam agora com um recurso a mais para o aprendizado dos alunos: está disponível na Internet o Atlas Virtual Interativo de Histologia. O material é composto por micrografias (fotos tiradas ao microscópio) das estruturas identificadas nas lâminas histológicas do acervo da UFC. Inserida durante o primeiro e o segundo semestres do Curso de Medicina, a disciplina de Histologia engloba apresentações de lâminas com cortes representando cada órgão.

Acompanhadas por legendas e textos complementares, com o intuito de proporcionar um suporte maior ao estudante que buscar a ferramenta, as imagens do Atlas podem ser acessadas por uma lista de tópicos do conteúdo (tipos de tecidos), por busca de palavra ou através de uma lista geral das imagens disponíveis. Pioneira nos cursos de Medicina da UFC, a iniciativa foi conduzida por um grupo de professores, técnicos de laboratório e estudantes da graduação, sob a coordenação da Profª Sally de França Lacerda Pinheiro.

"Novas tecnologias como essa devem continuar surgindo para que dinamizem mais a forma de ensinar tradicional, e o Atlas Virtual de Histologia, até o momento, tem se mostrado uma ferramenta pedagógica que será de grande utilidade para todos os alunos e professores de Histologia dos cursos da Saúde", afirma o biólogo e técnico de laboratório, Erlon Cristiano Lavor Oliveira, que integrou a equipe. As atividades do projeto compreenderam os meses de março a dezembro do ano passado.

Fonte: Erlon Cristiano Lavor Oliveira, biólogo e técnico de laboratório – fones: 88 3312 5023 / 85 3366 9828