Pró-Reitoria inscreve para Programa de Extensão Universitária do MEC

Os coordenadores dos projetos e programas de extensão da Universidade Federal do Ceará devem encaminhar à Pró-Reitoria de Extensão (PREx), até 6 de março, as propostas de iniciativas para seleção interna do Programa de Extensão Universitária (Proext), do Ministério da Educação. O Edital Proext 2014, de 1º de fevereiro de 2013, está disponível no portal do MEC e na página da PREx.

Com o Proext, o MEC visa estimular programas e projetos de extensão, de instituições públicas de ensino superior (IFEs), que contribuam para implementar políticas públicas, com ênfase na inclusão social. Neste ano, as IFEs poderão concorrer ao financiamento de até R$ 50 mil por projeto e de até R$ 150 mil por programa. Conforme o Edital, as propostas devem ser aprovadas pela PREx, que expedirá o documento de aprovação.

As linhas temáticas contempladas são: educação; cultura e arte; pesca e aquicultura; promoção da saúde; desenvolvimento urbano; desenvolvimento rural; redução das desigualdades sociais e combate à extrema pobreza; geração de trabalho e renda por meio de empreendimentos econômicos solidários; preservação do patrimônio cultural brasileiro; direitos humanos; promoção da igualdade racial; mulheres e relações de gênero; esporte e lazer; comunicação; inclusão produtiva e desenvolvimento regional: rotas de integração nacional; justiça e direito do indivíduo privado de liberdade; ciência, tecnologia e inovação para a inclusão social; meio ambiente e recursos naturais; juventude; e articulação e participação social.

A UFC poderá apresentar até 81 propostas, com até dois projetos e dois programas por linha temática, à exceção daquela relativa a desenvolvimento rural, que apresenta mais um projeto para estágios interdisciplinares de vivência (EIV).

Conheça o Calendário do processo seletivo do Proext na UFC:

• até 6/março – inscrição da proposta na PREx. A proposta deve ser digitada no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj), salva em arquivo e entregue em duas vias impressas na PREx;
• 7 a 14/março – análise das propostas pela Comissão de Seleção da Pró-Reitoria de Extensão;
• 15/março – divulgação do resultado da seleção interna das propostas;
• 18 a 20/março – entrega aos coordenadores das propostas do documento de aprovação na seleção interna;
• 13 e 14/abril – envio, pelos coordenadores, das propostas com a aprovação formal da PREx, e envio da cópia do protocolo para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Pró-Reitoria de Extensão – fone: 85 3366 7456