Teatro Universitário recebe "Loa", de Ricardo Guilherme, até hoje (8)

Imagem: Espetáculo "Loa", de Ricardo GuilhermeA mais genuína manifestação do carnaval cearense inspirou o espetáculo teatral "Loa", com texto de Ricardo Guilherme e direção de Ghil Brandão, que fica em cartaz até hoje (8), no Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno, da Universidade Federal do Ceará (Avenida da Universidade, 2210, Benfica), às 20h. Com base nas personas do cortejo do maracatu, o espetáculo dramatiza de forma épica, poética e musical uma narrativa voltada para a cultura afro-cearense e sua performance nas ruas da cidade. Entrada franca.

O espetáculo teve origem com pesquisa do ator, diretor e professor Ghil Brandão, que resultou na dissertação "A festa é de maracatu: cultura e performance no maracatu cearense". A partir desse trabalho, o teatrólogo e diretor Ricardo Guilherme, juntamente com um grupo de atores, atrizes e músicos, promoveu a primeira leitura dramática, no Theatro José de Alencar, em 2010 e, no mesmo ano, no Teatro Universitário.

O espetáculo foi ganhando forma com a participação de estudantes e convidados do Curso de Licenciatura em Teatro, na disciplina de "Corpo-voz" ministrada por Ghil Brandão, na UFC. Por fim, o conjunto de atuantes leva ao palco, por meio da expressividade do maracatu, questões históricas, etnorreligiosas, sociais e antropológicas da cultura de matriz africana presente na cidade de Fortaleza.

A montagem de "Loa" conta com o apoio do IV Edital das Artes da Secretaria de Cultura de Fortaleza (SecultFor), na categoria "Apoio a Projetos Diversos" (2011).

Fonte: Assessoria de imprensa do espetáculo – fones: 85 8819 2060 / 9621 9700