UFC e Secretaria de Justiça formam parceria para realizar I Censo Penitenciário do Ceará

Imagem: Censo Penitenciário do CE foi lançado pelo Reitor Jesualdo Farias e a Secretária de Justiça Mariana LoboA Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) e a Universidade Federal do Ceará anunciaram na tarde de ontem (7), a realização do Censo Penitenciário do Estado, que fará o levantamento da população carcerária de regime fechado, indo além da simples contagem do número de detentos. A pesquisa traçará um perfil qualitativo dos encarcerados buscando, dentre outros dados, o índice de saúde, as relações familiares, atividades laborais, capacitação profissional e dependência química. O objetivo é conhecer o apenado, as condições do cárcere, seus conflitos e dificuldades e o que leva os egressos a reincidir.

O Censo terá início depois do Carnaval em data que não pode ser divulgada por questões de segurança. A coleta de dados deverá ser feita em quatro ou cinco meses, e a conclusão da pesquisa poderá ser anunciada dentro de 10 meses, segundo a coordenadora do projeto, Profª Celina Lima, do Laboratório de Estudos da Violência da UFC.

A Secretária de Justiça, Mariana Lobo, afirmou que a parceria com a UFC é garantia de que a pesquisa mostrará a realidade da situação carcerária estadual de forma independente. O Reitor Jesualdo Farias disse estar seguro de que a Sejus escolheu a instituição e as pessoas certas para realizar o projeto. Em sua fala, a Secretária Mariana Lobo ressaltou que o Censo não é um fim em si mesmo, mas um novo começo e uma maneira diferente de olhar o sistema prisional. "Não se pode falar em estado de pacificação social sem falar em mudança no sistema penitenciário brasileiro", complementou.

Imagem: O Reitor Jesualdo Farias discursou no lançamento do Censo Penitenciário do CE"A UFC vive de aceitar desafios", admitiu o Reitor Jesualdo Farias, lembrando que já havia uma aproximação com a Sejus desde o momento em que a Universidade se dispôs a contribuir com a ressocialização dos detentos, dando-lhes a oportunidade de estudar por meio da UFC Virtual, que poderia, também, ser um veículo para oferecer cursos de capacitação. "Com a parceria para o Censo, os laços se tornam mais efetivos, e estou convicto de que teremos resultados extraordinários", acrescentou. A Academia está de braços abertos para acolher projetos como esse, finalizou.

METODOLOGIA – A pesquisa para o Censo será coordenada pelos professores da UFC Celina Lima, do Laboratório de Estudos da Violência (LEV), Cássio Aquino, do Núcleo de Psicologia do Trabalho (NUTRA), e Walberto Silva dos Santos, do Departamento de Psicologia. Os professores Celina Lima e Walberto Santos apresentaram um resumo da metodologia do trabalho que distribuirá questionários resumidos para cerca de 12 mil detentos e outro, detalhado, para um percentual a ser estipulado. "É semelhante à metodologia usada pelo IBGE para fazer o censo populacional brasileiro", esclarece o Prof. Walberto Santos. Os dados obtidos estarão disponíveis a pesquisadores, e segundo a Profa. Celina Lima, estarão sempre sendo atualizados.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331