Abertas inscrições para Formação Continuada em Conselhos Escolares, ofertada para 9 Estados

A Universidade Federal do Ceará, através do Instituto Universidade Virtual (UFC Virtual), inscreve até o dia 14 de fevereiro para o curso de extensão em Formação Continuada em Conselhos Escolares, destinado a técnicos das secretarias estaduais e municipais de educação. Interessados devem acessar o site conselhoescolar.virtual.ufc.br. Serão ofertadas 520 vagas para profissionais dos estados do Amazonas, Acre, Amapá, Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins.

O curso é promovido em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria de Educação Básica (SEB). Tem o objetivo de contribuir para a efetiva participação da comunidade e dos profissionais da educação na gestão escolar e para a melhoria da qualidade social da educação básica ofertada nas escolas públicas.

As formações são ofertadas em duas fases, com o seguinte programa:

• fase I – oferece módulos sobre: democratização da escola e construção da cidadania; conselho escolar e a aprendizagem na escola; respeito e a valorização do saber e da cultura do estudante da comunidade; aproveitamento significativo do tempo pedagógico e gestão democrática da educação; e escolha do diretor.

• fase II – possibilita uma formação em círculos de cultura e em qualidade da educação, além dos seguintes temas: financiamentos da educação no Brasil; valorização dos trabalhadores em educação; educação do campo; e a relação entre escola e desenvolvimento com igualdade.

Fonte: curso de extensão Formação Continuada em Conselhos Escolares – fones: 85 3366 9024 / 3366 9031 / 8605 3938