NOTA DE FALECIMENTO: Prof. José Júlio da Ponte Filho

Faleceu na tarde de ontem (18), aos 78 anos, o professor emérito da Universidade Federal do Ceará José Júlio da Ponte Filho, vítima de parada cardíaca. O velório acontece até as 15h no Cemitério Parque da Paz (Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 4454 – Passaré), horário em que acontecerá missa de corpo presente no mesmo local. O sepultamento será às 16h de hoje (19).

Cientista e comendador, José Júlio da Ponte Filho graduou-se em 1958 como engenheiro agrônomo pela UFC. Defendeu dissertação de mestrado na Universidade de São Paulo (USP) 10 anos depois e, com a tese "Nematoides das galhas: espécies ocorrentes no Brasil e seus hospedeiros", recebeu o título de livre-docente da UFC em 1978.

Ele teve papel essencial na fundação do Curso de Agronomia da Instituição, que deu origem à UFC, ao lado das faculdades de Direito, Odontologia e Farmácia. Segundo o Reitor Jesualdo Pereira Farias, boa parte dos professores do Curso de Agronomia foram alunos de José Júlio.

José Júlio da Ponte Filho foi, ainda, presidente da Academia Cearense de Ciências, além de ter integrado a Academia de Ciências de Nova York. Em abril de 2007, foi admitido na Ordem Nacional do Mérito Científico por ter se destacado na pesquisa de alternativas naturais aos agrotóxicos, descobrindo que a manipueira, extrato líquido que sobra no processo de fabricação da farinha de mandioca, pode ser aplicada no combate a pragas e doenças nas plantações.

Fonte: Gabinete do Reitor – fone: 85 3366 7307