UFC Virtual prorroga inscrições para Curso de Formação Continuada em Conselhos Escolares

Foram prorrogadas até a sexta-feira (22) as inscrições para o curso de extensão Formação Continuada em Conselhos Escolares, que devem ser realizadas pelo site conselhoescolar.virtual.ufc.br. Ao todo, são ofertadas 520 vagas, distribuídas em 10 estados brasileiros: Amazonas (36), Acre (26), Amapá (22), Ceará (92), Maranhão (110), Mato Grosso do Sul (40), Pará (72), Roraima (22), Rondônia (30) e Tocantins (70).

O curso é ofertado pela Universidade Federal do Ceará, através do Instituto Universidade Virtual (UFC Virtual), em convênio com o Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria de Educação Básica (SEB). Todo seu material didático é produzido no Ceará, pelo UFC Virtual, desde a elaboração de conteúdo, a inserção de recursos multimidiáticos e o acompanhamento das aulas através do ambiente virtual de aprendizagem da UFC, o Solar.

Com o objetivo de contribuir para a efetiva participação dos profissionais da educação e da comunidade na gestão escolar, o curso tem a função de melhorar a qualidade da educação básica ofertada nas escolas públicas. A formação destina-se aos profissionais técnicos da educação, da Secretaria Estadual, centros regionais de educação e/ou secretarias municipais de educação dos estados envolvidos. O treinamento está inserido na modalidade de ensino a distância, que promove a disseminação e universalização da educação e conta com duas fases, cada uma com 100 horas de duração. Os cursos são voltados para a democratização da escola e construção da cidadania, através de formação humana em círculo de cultura e qualidade da educação.

O coordenador do Setor de Tecnologias Digitais da UFC Virtual, Prof. Henrique Pequeno, explica que a parceria entre a UFC e o MEC é resultado da qualidade reconhecida de seu centro de produção de conteúdo digital e experiência de 15 anos de pesquisa e desenvolvimento na área de tecnologia na educação. "São aulas que têm inovações na área de tecnologias digitais, com a concepção de recursos multimídias, animações, vídeos-aulas, jogos educacionais digitais e recursos interativos", comenta.

Para participar, o interessado deve, até o dia 22, preencher formulário de inscrição que se encontra ao final do edital do processo seletivo e aguardar a divulgação de seleção, no dia 25. As aulas serão iniciadas no dia 26.

Para o coordenador do curso, Prof. Herbert Lima, a formação é um importante recurso de promover a gestão democrática em nossas escolas. "O fortalecimento do Conselho Escolar nas escolas públicas promove a melhoria da qualidade da educação e estimula o exercício da democracia com a efetiva participação dos gestores, professores, alunos, pais, responsáveis e a comunidade no dia a dia da escola", ressalta.

Mais informações pelos telefones (85) 3366.9024 e (85) 3366.9031.

Fonte: Instituto UFC Virtual – fone: 85 3366 9024