Reitor empossa 34 docentes e 11 técnico-administrativos

Imagem: Em solenidade realizada no Gabinete, o Reitor Jesualdo Farias empossou 34 servidores docentes e 11 técnico-administrativos.Na manhã de segunda-feira (25), no auditório da Reitoria, o Reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Jesualdo Farias, e o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Serafim Ferraz, conduziram a solenidade de posse de 34 docentes e 11 técnico-administrativos que passam a atuar nos campi de Fortaleza e nos de Sobral e Quixadá. Após a leitura geral do termo de posse, cada servidor fez a assinatura do documento, que lhes foi entregue pelo Reitor.

Para a plateia lotada pelos recém-empossados, amigos e familiares, além de dirigentes de unidades da UFC, o Reitor apresentou dados que mostram a dimensão da Universidade cuja atuação tem se expandido dentro e fora do Ceará. A UFC tem conquistado a cada ano mais visibilidade nacional pela qualidade de seus cursos e serviços oferecidos. Ele afirmou que a instituição oferta hoje 112 cursos de graduação, 39 de doutorado e 61 de mestrado, além dos de especialização. Também lembrou que, na última seleção para os cursos de graduação por meio do ENEM e SiSU, 113 mil jovens dos diversos estados brasileiros se inscreveram na UFC.

No Brasil, a UFC é referência em transplantes de fígado, também sendo realizados no Hospital Universitário Walter Cantídio transplantes de rins, medula e córneas. O Reitor ressaltou que, recentemente, a UFC passou a capacitar professores na área de educação especial com cursos semipresenciais contemplando 525 municípios brasileiros e, por meio do Instituto UFC Virtual, chegou a 97 países com o curso de oficial de chancelaria.

A expansão da UFC foi assinalada com os campi em Fortaleza, Sobral, Cariri e Quixadá e os futuros campi de Russas e Crateús. "Com isso, a UFC estará representada em todas as macrorregiões: Sertão Central, Inhamuns, Baixo Jaguaribe, Norte, Sul e Litoral". A capilaridade das ações de extensão da UFC chega a todo o Ceará, uma vez que, dentre os diversos projetos, o de melhoria da formação de professores, em convênio com a Secretaria da Educação do Estado, está presente nos 184 municípios.

O Reitor afirmou que a comunidade formada por estudantes, professores, técnico-administrativos e terceirizados reúne em torno de 52.700 pessoas, sem contar as que circulam nos campi, sendo beneficiados pelos serviços que a Instituição oferece. "Dos 184 municípios cearenses, apenas 32 possuem uma população com mais de 50 mil habitantes", acentuou.

Para dar uma ideia do potencial de recursos humanos da Universidade, ressaltou que, dos mais de dois mil professores, 1.350 são doutores. Dando suporte às atividades institucionais, estão 3.600 técnico-administrativos efetivos, 1.850 terceirizados e mais temporários totalizando 7.700 servidores.

Entre os estudantes, 28 mil são da graduação presencial, seis mil de cursos semipresenciais, 6.500 da pós-graduação e 4.500 dos cursos de extensão em línguas estrangeiras. Este ano, a instituição está oferecendo 10.188 vagas em seus cursos de graduação, pós e nos de extensão em idiomas.

Imagem: Além dos recém-ingressos, também foram empossados vários professores titulares.TITULARES – Saudando a todos os empossados, o Reitor fez questão de fazer menção especial a nove professores que já integravam o quadro da Universidade, sendo conduzidos, por concurso público, ao cargo de professor titular. São eles: Prof. Abdênago Alves de Barros (Departamento de Matemática, do Centro de Ciências); Ana Fátima de Carvalho Fernandes, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão Cardoso e Neiva Francenely Cunha Vieira (Departamento de Enfermagem, da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem – FFOE); Carlos Augusto de Oliveira Fernandes (Departamento de Odontologia Restauradora, da FFOE); Eustógio Wanderley Correia Dantas (Departamento de Geografia, do Centro de Ciências); José Huygens Parente Garcia e Lusmar Veras Rodrigues (Departamento de Cirurgia, da Faculdade de Medicina); Maria Elisabete Amaral de Moraes (Departamento de Fisiologia e Farmacologia, da Faculdade de Medicina).

Fonte: Gabinete do Reitor – fone: 85 3366 7307