Formação em Conselhos Escolares matricula mais de mil profissionais técnicos da educação

O curso de extensão Formação Continuada em Conselhos Escolares finaliza seu processo seletivo 2013.1 com 1.351 alunos inscritos de 16 estados mais o Distrito Federal, superando as expectativas. As 520 vagas iniciais restritas a 10 estados brasileiros foram ampliadas. Ao todo, foram 1.021 matrículas, nas fases I (653) e II (368 alunos). O curso é uma realização do Instituto Universidade Virtual, da Universidade Federal do Ceará, em convênio com a Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC).

As aulas iniciam em 28 de fevereiro, no ambiente virtual Moodle, disponível no site do Conselho Escolar. Este ano, tanto a seleção como o layout e a metodologia do curso foram modernizados. Esta foi a primeira edição da seleção em que os organizadores utilizaram sistema específico e exclusivo, desenvolvido pela equipe de suporte tecnológico da UFC Virtual. A nova ferramenta possibilita um melhor controle, maior agilidade e abrangência da seleção, através de ficha de inscrição on-line.

O formato do curso apresenta mudanças em seu modelo didático-pedagógico, para que os alunos, cada vez mais, possam fazer acréscimos significativos em sua formação. A nova metodologia, que continua disponível por meio da Educação a Distância (EaD), permite aos futuros conselheiros levarem para o local de suas escolas experiências exitosas para o fortalecimento dos conselhos escolares. Outras mudanças ocorreram no design e em funcionalidades do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Houve uma ampliação das ferramentas, com a disposição de novas opções interativas e de um instrumento de avaliação formativa, que permite ao aluno acompanhar continuamente seu processo de aprendizagem.

O curso tem a função de melhorar a qualidade social da educação básica ofertada nas escolas públicas contribuindo para a efetiva participação dos profissionais da educação e da comunidade na gestão escolar. A formação destina-se aos profissionais técnicos da educação, da Secretaria Estadual, centros regionais de educação e/ou secretarias municipais de educação dos estados envolvidos.

Para o coordenador do curso, Prof. Herbert Lima, a formação é um importante recurso para promover a gestão democrática em nossas escolas. "O fortalecimento do conselho escolar nas escolas públicas estimula o exercício da democracia com a efetiva participação dos gestores, professores, alunos, pais, responsáveis e a comunidade no dia a dia da escola", ressalta.

Para conferir a relação de alunos cursistas selecionados, acesse o site da UFC Virtual. Mais informações no site do conselho escolar daquele instituto.

Fonte: Prof. Herbert Lima, Coordenador do Curso de Formação Continuada em Conselhos Escolar – fones: 85 3366 9024 / 3366 9031 / 8605 3938