Alunos de Engenharia Metalúrgica são vice-campeões de desafio internacional

Imagem: Alunos de Engenharia Metalúrgica da UFC foram recebidos pelo Reitor antes da viagem à BélgicaOs estudantes Lucas Lopes, Leonardo Martins, Davi Ribeiro e Manoel Seixas, do Curso de Engenharia Metalúrgica da Universidade Federal do Ceará, sagraram-se vice-campeões do 7º Desafio Virtual de Fabricação de Aço (7th Virtual Steelmaking Challenge), cuja etapa final ocorreu na Bélgica no último dia 19. O grupo da UFC já havia conquistado o status de campeão latino-americano da competição.

O torneio teve a participação de 1.148 equipes de 37 países, 498 grupos a mais que na edição anterior. Disputando com representantes de cinco regiões (América do Norte; Europa; Leste Asiático e Oceania; América Latina; e Oriente Médio-Índia-África), os jovens perderam apenas para uma equipe da Eslovênia. O terceiro lugar, por sua vez, ficou com uma equipe chinesa.

Em 2013, o desafio proposto pela organização do torneio foi realizar o refino secundário de aço, com alto nível de pureza e a baixo custo. As equipes tiveram um tempo total de duas horas e meia para apresentar uma proposta de composto metálico que atendesse às especificações. "A complexidade da tarefa estabelecida para a etapa final fez com que algumas equipes não conseguissem realizar a prova. Nossos alunos mantiveram o nível de excelência e conquistaram o vice-campeonato", explica o Prof. Elineudo Pinho de Moura, coordenador do Curso de Engenharia Metalúrgica.

Para Lucas Lopes, a conquista comprova o potencial do curso de Engenharia Metalúrgica (fundado há apenas sete anos) e também do setor siderúrgico cearense. “Ganhar a etapa regional e ser vice-campeão desse desafio serviu de estímulo para mostrar nossa capacidade na área de siderurgia. Só temos a agradecer a todos os professores e colaboradores que ajudaram nessa jornada”, afirma. A viagem do grupo foi patrocinada pela Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), que há dois anos apoia a participação dos estudantes da UFC no Virtual Steelmaking Challenge.

Pela segunda vez, os representantes da UFC subiram ao pódio; no ano passado, a dupla formada por Helilton Morais Rego Lima Filho e Fernando Emerson Viana Sousa chegou ao primeiro lugar, superando os pentacampeões chineses. Com o resultado obtido, os quatro universitários participarão de intercâmbio de um mês na Universidade Livre de Bruxelas (ULB), onde desenvolverão atividades de pesquisa no Laboratório de Caracterização de Materiais, sob a orientação do Prof. Jean Dille.

Mais informações podem ser acessadas no site www.steeluniversity.org (em inglês).

Fonte: Prof. Elineudo Pinho de Moura, Coordenador do Curso de Engenharia Metalúrgica da UFC – fone: 85 3366 9359