Núcleo de Desenvolvimento da Criança passa a ser Unidade Federal de Educação Infantil

São atendidas, atualmente, 69 crianças no Núcleo de Desenvolvimento da CriançaFoi aprovada, por unanimidade, na reunião do Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Ceará, realizada na manhã de quinta-feira (28), a criação da Unidade Universitária Federal de Educação Infantil, em substituição ao Núcleo de Desenvolvimento da Criança (NDC). O relator da matéria, Prof. Luiz Antônio Maciel de Paula, expôs aos conselheiros a importância do NDC, que iniciou suas atividades no Departamento de Economia Doméstica em 1991, a partir de uma de suas áreas de estudo, denominada "Família e Desenvolvimento da Criança".

Começou oferecendo duas turmas de educação infantil para 30 crianças entre 4 e 5 anos, filhas de professores, servidores técnico-administrativos e alunos da UFC, distribuídas em dois grupos: Jardim I e Jardim II. Disse ainda que o Núcleo foi cadastrado como projeto de extensão na Pró-Reitoria de Extensão em 1993, tendo em vista sua missão extensionista, oferecendo cursos sobre educação infantil para professoras das redes pública e privada de ensino e abrindo suas portas para visitas de profissionais de outras universidades e órgãos vinculados à educação infantil.

Atividades de pesquisa desenvolvidas por professores e alunos de cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado também ocorreram no NDC desde seus primórdios, já sendo extensa a lista de publicações que se fundamentaram na experiência do Núcleo, segundo o relator. No ano 2000, o NDC foi cadastrado no Ministério da Educação e, desde então, figura no censo escolar como a única instituição pública federal de educação infantil no Estado. "Recebe os materiais destinados às outras escolas, tais como livros e equipamentos eletrônicos, bem como recursos para a merenda escolar", relatou o Prof. Luiz Antonio.

Em março de 2011, o Conselho Nacional de Educação aprovou resolução que fixou normas de funcionamento das unidades de educação infantil ligadas à administração pública federal direta, suas autarquias e fundações, e como o NDC é uma dessas unidades, fez-se necessária sua regulamentação na estrutura administrativa da UFC. Ressaltou o Prof. Luiz Antonio Maciel de Paula que a proposta de resolução apresentada foi aprovada pelo Colegiado do Departamento de Economia Doméstica no dia 12 de novembro de 2012 e homologada pelo Conselho do Centro de Ciências Agrárias no último dia 22. Observou o relator que se justificava a aprovação ad referendum do Consuni pela necessidade de cumprimento de prazos para formalização das Unidades de Educação Infantil junto ao MEC.

A partir dessa formalização, a agora Unidade Universitária Federal de Educação Infantil estará apta a receber dotação orçamentária especifica do MEC, e também serão destinadas vagas para docentes efetivos do quadro de professores do ensino básico, técnico e tecnológico (EBTT). A Coordenadora da Unidade, Profª Fátima Sabóia, e a Profª Fátima Sampaio, que por 21 anos foi responsável pelo NDC, ambas presentes à reunião do Consuni, diziam-se satisfeitas com a decisão que garante a continuidade do trabalho. São atendidas atualmente 69 crianças, nas turmas do Infantil 3, Infantil 4 e Infantil 5.

Fonte: Conselho Universitário da UFC – fone: 85 3366 7340