Reitor empossa mais 15 professores para os campi de Fortaleza e interior

Empossados 15 docentes para atuar nos campi de Fortaleza e InteriorO Reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Jesualdo Farias, presidiu a solenidade de posse de 15 docentes que passam a atuar em Fortaleza, Sobral e Quixadá. Após a leitura geral do termo de posse, cada servidor fez a assinatura do documento, que lhes foi entregue pelo Reitor. Entre os recém-empossados estavam professores da UFC que ascenderam à condição de professor titular, como Luis Parente Maia e Luiz Drude de Lacerda, do Instituto de Ciências do Mar; Paulo Roberto Leitão de Vasconcelos, do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina; e Silvia Helena Vieira Cruz, do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação. O Prof. Jesualdo Farias parabenizou os titulares e desejou que os novos docentes cheguem, também, dentro de alguns anos, a essa condição.

Na fala de saudação aos empossados, o Reitor apresentou dados para mostrar a dimensão da Universidade, cuja atuação tem se expandido dentro e fora do Ceará. A UFC tem conquistado a cada ano mais visibilidade nacional pela qualidade de seus cursos e serviços oferecidos, afirmou o Prof. Jesualdo. A instituição oferta hoje 112 cursos de graduação, 39 de doutorado e 61 de mestrado, além dos de especialização. Também lembrou que, na última seleção para os cursos de graduação por meio do ENEM e SiSU, 113 mil jovens dos diversos estados brasileiros se inscreveram na UFC.

REFERÊNCIA - No Brasil, a UFC é referência em transplantes de fígado, também sendo realizados no Hospital Universitário Walter Cantídio transplantes de rins, medula e córneas. O Reitor ressaltou que, recentemente, a UFC passou a capacitar professores na área de educação especial com cursos semipresenciais contemplando 525 municípios brasileiros e, por meio do Instituto UFC Virtual, chegou a 97 países com o curso de oficial de chancelaria. A expansão da UFC foi assinalada com os campi em Fortaleza, Sobral, Cariri e Quixadá e os futuros campi de Russas e Crateús. "Com isso, a UFC estará representada em todas as macrorregiões: Sertão Central, Inhamuns, Baixo Jaguaribe, Norte, Sul e Litoral", afirmou. A capilaridade das ações de extensão da UFC chega a todo o Ceará, uma vez que, dentre os diversos projetos, o de melhoria da formação de professores, em convênio com a Secretaria da Educação do Estado, está presente nos 184 municípios.

Para dar uma ideia do potencial de recursos humanos da Universidade, ressaltou que, dos 2.050 professores, 1.350 são doutores. Dando suporte às atividades institucionais, estão 3.600 técnico-administrativos efetivos, 1.850 terceirizados e mais temporários, totalizando 7.700 servidores. Entre os estudantes, 28 mil são da graduação presencial, seis mil de cursos semipresenciais, 6.500 da pós-graduação e 4.500 dos cursos de extensão em línguas estrangeiras. Este ano, a instituição está oferecendo 10.188 vagas em seus cursos de graduação, pós-graduação e nos de extensão em idiomas.

PROFESSORES – São os seguintes os docentes empossados: Ana Carla Lima Nunes (Curso de Fisioterapia da Faculdade de Medicina em Fortaleza); Carlos Alessandro Chioderoli (Departamento de Engenharia Agrícola do Centro de Ciências Agrárias); Carlos Diego Andrade de Almeida (Campus de Quixadá); Cristina Façanha Soares (Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação); Deborah Cristina Antunes (Campus de Sobral); Eduardo Rodrigues Linhares (Departamento de Contabilidade da FEAAC); Eveline Andrade Ferreira (Campus de Sobral); Fabiana Resende de Jesus Moraleida (Curso de Fisioterapia da Faculdade de Medicina em Fortaleza); Nataly Gurgel Campos (Curso de Fisioterapia da Faculdade de Medicina em Fortaleza); Rafael Queiroz Gurgel do Amaral (Instituto de Cultura e Arte) e Ulisses Infante (Departamento de Literatura do Centro de Humanidades).

Fontes: Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas – fones: 85 3366 7390