Orquidário da UFC é inaugurado no Campus do Pici, em Fortaleza

Imagem: Orquidário terá espécies nativas e estrangeirasAs orquídeas, com sua diversidade e beleza, têm agora um local onde serão estudadas, preservadas e apreciadas na Universidade Federal do Ceará. Com uma área de 400 m² e altura de 4,5 m, no Campus do Pici, o Orquidário da UFC foi inaugurado nessa terça-feira (5), às 16h. "Trata-se do maior orquidário construído dentre as universidades federais brasileiras até o momento", garante o Prof. Roberto Takane, do Departamento de Fitotecnia do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFC e coordenador do Orquidário. A inauguração do espaço faz parte da programação do I Simpósio Brasileiro de Cultivo de Orquídeas (Simbraorq), a ser realizado de hoje até domingo (10) na UFC. A maior parte das atividades do encontro será na Casa de José de Alencar.

O Prof. Takane conta que foi a partir "da necessidade de um espaço em um órgão de estudo e pesquisa, aliada à cobrança dos produtores dessas espécies pelo Brasil", que uma comissão foi criada no CCA, em 2009, visando à construção de um orquidário técnico dentro da Universidade. Em 2010, a comissão deu entrada a um projeto de pesquisa junto ao Banco do Nordeste, e com a aprovação em 2011, o orquidário foi construído.

Pronto desde fevereiro de 2013 e agora inaugurado, o Orquidário será aberto à visitação do público a partir de abril, toda quarta-feira. Localizado na horta do Departamento de Fitotecnia (CCA), o espaço apresenta dentre as orquídeas mais cultivadas (em ordem decrescente) as seguintes espécies: Phalaenopsis (orquídea borboleta), asiática; Dendrobium (olho-de-boneca), também asiática; Oncidium (chuva-de-ouro), nativa do Brasil; Cattleya, orquídea também brasileira; Cymbidium, asiática; e Vanda, asiática.

"O orquidário conta com um sistema de rega totalmente automatizada com três turnos de irrigação por sistema de microaspersores de alta precisão", informa o professor. Para manter o espaço, está formada uma equipe de professores de Horticultura do Departamento de Fitotecnia, alunos de mestrado e doutorado, além de graduandos em Agronomia.

Com muitas espécies de orquídeas correndo risco de extinção, o espaço inaugurado na UFC é de grande importância, ressalta o Prof. Takane. "Será um espaço muito útil para trabalhos na área de cultivo e muito importante para o sistema produtivo", acrescenta. Começaram a ser feitas parcerias com outras instituições afins nacionais e internacionais. "Já fechamos um convênio com a Universidade da Flórida e com diversos orquidários pelo Brasil", anuncia ele.

Simpósio – Com o tema "Cultivo, técnicas e sustentabilidade dos pequenos aos macroempreendimentos do agronegócio com a orquideocultura", a programação do I Simpósio Brasileiro de Cultivo de Orquídeas oferece atividades como minicursos e palestras técnicas (para os participantes que fizeram as inscrições pagas) e oficinas abertas ao público e gratuitas. Na Casa de José de Alencar, também estão montados estandes dos orquidários de várias partes do Brasil onde os profissionais estarão vendendo e orientando os consumidores. A Associação Orquidófila do Ceará (Aceo) e o Orquidário Rio Clarense estão presentes com exposição de orquídeas de quarta (6) a domingo (10), das 8h às 18h. Também estão programados lançamentos de diversos livros. Outras informações podem ser acessadas no site do evento e no blog do Centro de Ciências Agrárias da UFC (is.gd/UaDg2i).

Fonte: Prof. Roberto Takane, do Departamento de Fitotecnia e coordenador do Orquidário da UFC – fone: 85 3366 9676