Livros de pesquisadores do Ceará e São Paulo abordam saúde mental infanto-juvenil

O Grupo de Pesquisa "Tecnologias da informação, sociedade, narratividade e identidades plurais", do Campus da Universidade Federal do Ceará no Cariri, cadastrado no CNPq e liderado pelo Prof. Modesto Leite Rolim Neto, publica dois novos livros que tratam da saúde mental infanto-juvenil. As obras reúnem trabalhos de pesquisadores do Ceará e de São Paulo. Os lançamentos acontecem no dia 14 de março, na Livraria Cultura Villa Lobos, em São Paulo. No próximo dia 20, os livros serão lançados em Juazeiro do Norte. Há previsão de lançamento em Fortaleza em data a ser confirmada.

O primeiro trabalho, intitulado Lágrimas e silêncios escondidos: a depressão infantil como experiência familiar aborda a depressão na infância e a possibilidade de utilizar narrativas familiares para ajudar a reconhecer o sofrimento psíquico causado na convivência com o transtorno. Foi desenvolvido com participação do Prof. Alberto Olavo Advincula Reis (Laboratório de Saúde Mental Coletiva – Lasamec, USP), Nádia Nara Rolim Lima, Vânia Barbosa do Nascimento (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde – Faculdade de Medicina do ABC), Sionara Melo Figueiredo de Carvalho, Marcial Moreno Moreira, Gislene Farias de Oliveira, Cícero Cruz Macedo, Lindomar Araújo Leandro (Faculdade de Medicina – UFC-Cariri), Ângela Massayo Linbo-Lima e Uilna Natercia Soares Feitosa (Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte).

A segunda obra, intitulada As crianças e os adolescentes dos centros de atenção psicossocial infanto-juvenil, trata da realidade social, demográfica e epidemiológica das crianças e adolescentes acolhidos nos Centros de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenis (CAPSi) do Estado de São Paulo. Reúne textos do Prof. Alberto Olavo Advincula Reis, de Felipe Lessa da Fonseca e de Patrícia Santos de Souza Delfini (Laboratório de Saúde Mental Coletiva – Lasamec-USP). Tem ainda a participação dos seguintes professores do Ceará: Sionara Melo Figueiredo de Carvalho, Marcial Moreno Moreira, Gislene Farias de Oliveira, Cícero Cruz Macedo, Lindomar Araújo Leandro (Faculdade de Medicina – UFC/Campus Cariri), bem como Ângela Massayo Linbo-Lima e Uilna Natercia Soares Feitosa (Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte).

Para o Prof. Modesto Leite Rolim Neto, "essas obras servirão como referência para professores, estudantes, pesquisadores e profissionais da área da saúde mental infanto-juvenil, ao mesmo tempo em que lançam uma ponte entre a academia e os serviços de saúde".

Fonte: Prof. Modesto Leite Rolim Neto, do Grupo de Pesquisa Tecnologia da Informação, Sociedade, Narratividade e Identidades Plurais – UFC Cariri – fones: 88 9691 1385 / 88 3572 7200