Ministério do Planejamento inicia recadastramento de aposentados

A Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (Segep), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, está implantando em 2013 uma nova sistemática para facilitar o recadastramento dos aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis da União. O recadastramento começa em março e será sempre realizado no mês de aniversário do servidor. Para aqueles que fizeram aniversário nos meses de janeiro ou fevereiro, o recadastramento será feito em 2014, ficando resguardada, no ano atual, a continuidade no recebimento do provento, a reparação econômica mensal ou a pensão.

Para se recadastrar, o servidor apenas terá de comparecer a qualquer agência do Banco do Brasil (BB), da Caixa Econômica Federal (CEF) ou do Banco de Brasília (BRB) no mês de seu aniversário. Os aposentados correntistas de um desses bancos podem realizar a atualização cadastral em qualquer agência do banco de que é correntista. Os demais, sem conta corrente nos três bancos citados, podem optar por qualquer agência do BB, CEF ou BRB. No ato do recadastramento, o servidor deverá apresentar um documento oficial de identificação com foto e o CPF.

No caso da impossibilidade de comparecer a uma agência bancária, deverá ser feita uma ligação para a Central de Atendimento (Alô Segep), fone 0800 9782328, ou para a unidade de recursos humanos do órgão de vinculação do servidor, para solicitar a visita domiciliar. Na UFC, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), por meio da Central de Atendimento (3366 7395), está disponível para fazer a visita, preencher os dados e encaminhá-los à agência bancária escolhida pelo servidor, vinculada a uma das três instituições bancárias indicadas pelo Ministério do Planejamento.

Para quem está fora do Brasil, é necessário obter declaração em uma representação diplomática brasileira, encaminhada à unidade de recursos humanos do órgão de vinculação. O recadastramento estará efetivado após o recebimento da declaração pela unidade de origem. De acordo com a Segep, o recadastramento é anual e obrigatório. Os aposentados, pensionistas ou anistiados políticos civis que não o realizarem no prazo previsto terão o pagamento suspenso. O restabelecimento do pagamento de provento, reparação econômica mensal ou pensão fica condicionado à efetivação da atualização cadastral. Para mais informações, basta acessar o hotsite do recadastramento ou ligar 0800 9782328 (Alô Segep).

Fonte: Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas – Progep – 85 3366 7390