MEAC realiza Semana de Promoção à Saúde da Mulher funcionária da UFC

A Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), da Universidade Federal do Ceará, promoverá de 1º a 5 de abril a Semana de Promoção à Saúde da Mulher Funcionária da UFC de 2013. O agendamento para exames de prevenção do câncer de colo de útero (Papanicolau) e para a detecção do câncer de mama, exclusivamente para as servidoras da UFC, ocorrerá de 11 a 22 de março no Serviço de Arquivo Médico e Estatístico (SAME) da MEAC. A funcionária deve apresentar o número de matrícula Siape (constante do contracheque) e documento de identidade com foto.

A iniciativa se integra à programação dos 50 anos da MEAC e às comemorações pelo Dia Internacional da Mulher (8 de março). A ação é promovida pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) da UFC, por meio da Coordenadoria de Organização e Qualidade de Vida no Trabalho, com apoio dos Serviços de Mastologia e Ginecologia da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand.

A MEAC alerta que, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), os cânceres de mama e de colo de útero são os mais frequentes entre as mulheres. O de mama responde por 22% dos casos novos a cada ano. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados.

Acrescenta ainda que o câncer de colo de útero é a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Por ano, faz 4.800 vítimas fatais e apresenta 18.430 casos novos. Prova de que o país avançou em sua capacidade de realizar diagnóstico precoce é que, na década de 1990, 70% dos casos diagnosticados eram da doença invasiva. Ou seja: o estágio mais agressivo da doença. Atualmente 44% dos casos são de lesão precursora do câncer, chamada “in situ”. Esse tipo de lesão é localizada. Mulheres diagnosticadas precocemente, se tratadas de forma adequada, têm praticamente 100% de chance de cura.

Fonte: Divisão de Imprensa e Marketing da MEAC – fone: 85 3366 8183 e e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.