Procurar no portal

Orquidário é inaugurado; visitação ocorre às quartas-feiras

Imagem: Reitor Jesualdo Farias inaugura orquidário no Campus do PiciAs orquídeas, com sua diversidade e beleza, têm agora um local onde serão estudadas, preservadas e apreciadas na Universidade Federal do Ceará. Com uma área de 400 m² e altura de 4,5 m, no Campus do Pici, o Orquidário da UFC foi inaugurado na tarde de ontem (5), na presença de acadêmicos, representantes da Administração Superior, especialistas no cultivo dessa variedade botânica e jornalistas. "Trata-se do maior orquidário construído entre as universidades federais brasileiras até o momento", garante o Prof. Roberto Takane, docente do Departamento de Fitotecnia e coordenador do Orquidário. A inauguração do espaço compôs a programação do I Simpósio Brasileiro de Cultivo de Orquídeas (Simbraorq), que segue até domingo (10). A maior parte das atividades do encontro será na Casa de José de Alencar.

O Reitor Jesualdo Farias ressaltou que o projeto tem significado especial, por articular ensino, pesquisa e extensão. "Iniciativas assim têm papel fundamental na transferência de tecnologia e apresentação de alternativas aos problemas de nosso Estado, que tanto sofre com as secas. Mais que um local de visitação, será um importante espaço de conscientização ambiental em Fortaleza", afirmou. Já o Prof. Luiz Antônio Maciel de Paula, Diretor do Centro de Ciências Agrárias (CCA), declarou que o Orquidário é a síntese do novo CCA, sintonizado com as novas vertentes da produção agropecuária. "Com o suporte da UFC, o cultivo de plantas cactáceas e suculentas vem ajudando comunidades carentes do município de Tejuçuoca na geração de renda. O Orquidário é mais uma oportunidade de intensificar esse intercâmbio", apontou.

O Prof. Takane conta que foi a partir "da necessidade de um espaço em um órgão de estudo e pesquisa, aliada à cobrança dos produtores dessas espécies pelo Brasil", que uma comissão foi criada no CCA, em 2009, visando à construção de um orquidário técnico dentro da Universidade. Em 2010, a comissão deu entrada a um projeto de pesquisa junto ao Banco do Nordeste, e com a aprovação em 2011, o orquidário foi construído.

Pronto desde fevereiro de 2013 e agora inaugurado, o Orquidário será aberto à visitação do público a partir de abril, toda quarta-feira. Localizado na horta do Departamento Imagem: Orquidário conta com espécies nativas e estrangeirasde Fitotecnia (CCA), o espaço apresenta dentre as orquídeas mais cultivadas (em ordem decrescente) as seguintes espécies: Phalaenopsis (orquídea borboleta), asiática; Dendrobium (olho-de-boneca), também asiática; Oncidium (chuva-de-ouro), nativa do Brasil; Cattleya, orquídea também brasileira; Cymbidium, asiática; e Vanda, asiática. "E há cerca de três mil espécies que ainda queremos trazer para o Ceará", adianta Takane. O professor também lança hoje (6), às 17h, seu quarto livro, como parte da programação do I Simbraorq. A obra, intitulada "Técnicas em Substratos para a Floricultura", foi escrita em parceria com os pesquisadores Sergio Yanagisawa e Elias de Assis Goes.

O orquidário conta com um sistema de rega totalmente automatizada com três turnos de irrigação por sistema de microaspersores de alta precisão. Para manter o espaço, está formada uma equipe de professores de Horticultura do Departamento de Fitotecnia, alunos de mestrado e doutorado, além de graduandos em Agronomia. Com muitas espécies de orquídeas correndo risco de extinção, o Orquidário da UFC terá também papel de preservação, ressalta o Prof. Takane. "Será um espaço muito útil para trabalhos na área de cultivo e muito importante para o sistema produtivo", acrescenta. Começaram a ser feitas parcerias com outras instituições afins nacionais e internacionais. "Já fechamos um convênio com a Universidade da Flórida e com diversos orquidários pelo Brasil", anuncia ele.

Simpósio – Com o tema "Cultivo, técnicas e sustentabilidade dos pequenos aos macroempreendimentos do agronegócio com a orquideocultura", a programação do I Simpósio Brasileiro de Cultivo de Orquídeas oferece atividades como minicursos e palestras técnicas (para os participantes que fizeram as inscrições pagas) e oficinas abertas ao público e gratuitas. Na Casa de José de Alencar, também estão montados estandes dos orquidários de várias partes do Brasil onde os profissionais estarão vendendo e orientando os consumidores. A Associação Orquidófila do Ceará (Aceo) e o Orquidário Rio Clarense estão presentes com exposição de orquídeas até domingo (10), das 8h às 18h. Também estão programados lançamentos de diversos livros. Outras informações podem ser acessadas no site do evento e no blog do Centro de Ciências Agrárias da UFC.

Fonte: Prof. Roberto Takane, do Departamento de Fitotecnia e coordenador do Orquidário da UFC – fone: 85 3366 9676

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300