UFC participa de evento internacional sobre energias renováveis

Pela sétima vez, o Ceará receberá o maior evento sobre energias renováveis da América Latina, o Tudo sobre Energia (All About Energy). Promovido pelo Governo do Estado do Ceará e empresas privadas, o encontro conta com a curadoria de professores dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Química da Universidade Federal do Ceará, na escolha dos trabalhos científicos a serem apresentados.

O coordenador do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Engenharia Elétrica, professor Fernando Luiz Marcelo Antunes, explica que serão apresentadas pesquisas da UFC nas áreas de Eletrônica de Potência, Sistemas Fotovoltaicos, Eólicos e Iluminação com LED. Ele destaca abrangência do evento, que atrai empresas internacionais para o Estado.

A solenidade de abertura acontecerá às 16h do próximo dia 11, no Centro de Eventos do Ceará. Durante três dias, conferências, visitas técnicas e exposição de pesquisas científicas movimentarão os participantes.

Os alunos da UFC terão desconto na inscrição do evento e poderão participar dos debates, mesas-redondas e apresentações de trabalhos pelo valor de R$ 20,00. Basta apresentar declaração de matrícula à secretaria do evento, no dia 11, no Centro de Eventos.

Na terça-feira (12), o Presidente da Frente Parlamentar Mista de Energias Alternativas, deputado federal Antonio Balhman, iniciará a programação na mesa-redonda sobre financiamento para o setor.

Dividido em cinco salas temáticas (Eólica, Solar, Bioenergia, Magna e Licenciamento Ambiental), o evento trará a Fortaleza representantes dos poderes Executivo e Legislativo e órgãos reguladores, como a Agência Nacional de Energia Elétrica. O setor privado será representado por executivos de concessionárias como a Endesa, grupo que controla a transmissão de energia elétrica no Ceará.

Com 17 parques eólicos em operação, o Ceará lidera a produção desse tipo de energia no País. No All About Energy, os diversos setores da Indústria Eólica irão se reunir em painel específico para debater as metas, estrutura da cadeia produtiva e oportunidades de negócio.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Centro de Tecnologia da UFC – 85 3366 9602