Vice-Reitor coordena seminário nacional sobre implantação de novas escolas médicas

Imagem: Vice-Reitor Henry Campos coordenará evento sobre escolas médicas, em BrasíliaO Vice-Reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry de Holanda Campos, é o coordenador do Simpósio de Planejamento Estratégico para a Implantação de Novas Escolas Médicas no Sistema Federal de Educação Superior, que acontece em Brasília, de 13 a 15 de março, no Hotel Saint Peter.

Segundo o Vice-Reitor, entre os objetivos do evento está o de compartilhar experiências internacionais bem-sucedidas na implantação de cursos médicos com forte inserção na comunidade, com componentes de Medicina Rural e forte compromisso social. Também estará em debate a utilização de ferramentas de gestão de projetos para planejar a implantação dos novos cursos médicos, bem como definir e pactuar cronograma de acompanhamento e monitoramento da implantação dos novos cursos médicos.

Na sessão de abertura, às 8h30min do próximo dia 13, o tema "Por que expandir o ensino médico nas Instituições Federais de Ensino Superior?" estará em discussão a partir de uma mesa formada: pelo Ministro da Educação, Aloizio Mercadante; pelo Secretário Geral do Ministério da Educação, José Henrique Paim; pelo Secretário de Educação Superior, Paulo Speller; pelo Secretário da Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, Mozart Tabosa Sales; por Luiz Cláudio Costa, Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira; e por José Rubens Rebelatto, presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

Em seguida, o Prof. Richard Murray, da Universidade James Cook, em Sidney (Austrália), falará sobre "Escolas médicas como agentes de mudança em áreas rurais e remotas". A Profª Neile Torres, da UFC, fará palestra sobre as "Diretrizes para implantação de novas escolas médicas no Sistema Federal de Educação Superior".
São diversificados e amplos os temas a serem debatidos durantes os três dias do Simpósio, tais como "Implantando o currículo rural paralelo", "Aprendizagem de adultos: estratégias de ensino-aprendizagem centradas no estudante" e "Formação de profissionais de saúde e educação baseada na comunidade", exposição que será feita pelo Prof. Henry Campos.

"Estratégias de recrutamento que favorecem a fixação de docentes e de graduados" é o tema da fala do Prof. James Rourke, da Universidade Memorial de Newfoundland (Canadá), que com uma equipe de facilitadores coordenará um trabalho interativo em grupos. Outro momento do Simpósio será a exposição do Prof. Hoffie Conradie, da Universidade de Stellenbosch, na Cidade do Cabo (África do Sul), sobre "Medicina Rural no ensino de graduação na África do Sul".

Fonte: Prof. Henry Campos, Vice-Reitor da UFC – fones: 85 3366 73016 e 3366 7317