Pesquisas sobre o ensino de Física são aceitas em eventos internacionais

Pesquisas da Universidade Federal do Ceará que visam ao aprimoramento do ensino de Física no Ensino Médio ganharam destaque mundial em eventos científicos. O trabalho intitulado "Construção e análise de um forno solar como atividade não formal no ensino de Física", do aluno do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática da UFC José Souto Sarmento, foi aceito no Congresso Internacional sobre Formação em Física (International Conference on Physics Education), um dos maiores eventos internacionais na área. Outra pesquisa que se destacou foi o "Projeto Intervalo Ciência: podemos aprender e ensinar Física durante o recreio", do aluno Francisco Adeil de Araújo, com coautoria de Meirivâni Oliveira, do curso de Especialização em Ensino de Física da UFC. Ambas as pesquisas são orientadas pela Profª Eloneid Nobre, do Departamento de Física.

No trabalho de José Sarmento, a construção do forno solar se dá nas aulas de Calor e Termodinâmica em turmas do Ensino Médio no município de Quixeramobim, onde o mestrando atua como professor. Com a construção do forno são explorados os conceitos de termodinâmica, calorimetria e radiação, por exemplo. As lições abordam o rendimento do forno, a quantidade de calor necessária para aquecimento e o tempo de cozimento dos alimentos. O projeto deverá ser expandido para as comunidades carentes de Quixeramobim, onde muitos não têm condições de comprar gás de cozinha e preparam os alimentos em fornos à lenha. O uso do forno solar levará às pessoas uma opção barata, já que a ferramenta é feita com materiais de baixo custo.

Já o trabalho de Francisco de Araújo e Meirivâni Oliveira consiste em aproveitar o tempo do recreio em escolas cearenses atingidas por altos índices de violência para elaborar experimentos de Física, pelo menos uma vez por mês. Segundo a Profª Eloneid, as atividades são desenvolvidas com materiais recicláveis e/ou de baixo custo. A orientadora disse que o trabalho chamou a atenção da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), que demonstrou interesse em implantar o projeto para mais escolas públicas.

Fonte: Profª Eloneid Nobre, do Departamento de Física da UFC – fone: 85 3366 9903