Prograd chama para matrícula candidatos surdos classificados para o curso de Letras-Libras

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) divulga em seu site a lista de candidatos autodeclarados surdos aprovados na seleção para a primeira turma do curso de licenciatura em Letras, com habilitação na Língua Brasileira de Sinais (Libras). As vagas foram destinadas exclusivamente a deficientes auditivos. O total é de 10 estudantes selecionados, que devem comparecer na quinta-feira (14), entre as 9h e as 11h, na Prograd, localizada no Campus do Pici, para realizar a matrícula.

O candidato deve levar a documentação necessária para efetuar a matrícula: fotocópias autenticadas de documento de identificação oficial com foto, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e certificado de conclusão do ensino médio. Fotocópias simples serão aceitas se acompanhadas dos documentos. Procuradores devem levar documento oficial com foto, além da procuração.

Os candidatos aprovados ingressarão na Universidade no segundo semestre letivo de 2013. Eles integram a primeira turma presencial de licenciatura em Letras-Libras da UFC – que surge como ampliação da graduação à distância, iniciada em outubro de 2006. Formaram-se 47 alunos, entre eles 44 surdos, na primeira turma e mais 22 na segunda, sendo 20 surdos.

Segundo a coordenadora do curso, Profa. Vanda Magalhães Leitão, a graduação surge para atender a crescente demanda por profissionais com domínio de Libras. O Decreto nº 5.626, de dezembro de 2005, insere o ensino da Língua Brasileira de Sinais como obrigatório nos cursos de formação de professores para a Educação Básica e visa ampliar a acessibilidade para as pessoas surdas na rede de ensino.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação – fone: 85 3366 9036