Projeto de Economia Solidária da UFC lança catálogo

O artesanato caririense é referência não só no Brasil, mas também no exterior, com destaque para a arte em madeira, gesso, palha, couro, argila e tecidos. Parte dessa produção está presente no Catálogo de Artesanato Caririense (vol. 1), que será lançado na quinta-feira (14), na Livraria Lua Nova (Av. 13 de Maio, 2861, Benfica), às 19h. A publicação é do projeto de extensão Fomento à Arte e à Economia Solidária na Região do Cariri, desenvolvido pelo Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social (LIEGS), do Campus da Universidade Federal do Ceará em Juazeiro do Norte.

A produção do Catálogo é uma das ações do projeto, que além de registrar parte da produção artesanal visando preservar a memória, pretende ser um veículo de divulgação para ampliar as oportunidades de negócios dos artesãos e suas famílias. Organizado por pesquisadores e técnicos, o Catálogo teve a participação e a contribuição de vários parceiros e voluntários, como foi o caso dos artesãos que designaram suas peças para exposição.

A publicação tem como organizadores os professores Jeová Torres Silva Júnior e Cleonisia Alves Rodrigues do Vale, ela atual coordenadora do LIEGS. Criado em 2006, o Laboratório é um núcleo de pesquisa (certificado no CNPQ) e extensão (registrado na Pró-Reitoria de Extensão da UFC) em Gestão Social. Seu objetivo primordial é ser um ambiente de apreensão, prospecção, formação, articulação e difusão de conhecimentos teórico-práticos em Gestão Social contribuindo para a consolidação dessa temática na perspectiva interdisciplinar.

Segundo o Prof. Jeová Torres Silva Júnior, as atividades do projeto começaram em 2009 com o mapeamento de cerca de 300 artesãos. Em seguida, os coordenadores reuniram 70 e selecionaram 50 para capacitá-los com cursos de economia solidária, articulação e autogestão, formação de preços, registro de marcas e patentes, sentido do trabalho artesanal, design em artesanato, cooperativismo e atendimento ao cliente. Isso ocorreu de abril a novembro de 2011. Em novembro daquele ano, 50 artesãos receberam barracas financiadas com recursos do Programa de Apoio à Extensão Universitária (Proext), do Ministério da Educação (MEC). Com isso, ganharam espaço de comercialização no estacionamento do SESC-Juazeiro e começaram a ter um ganho financeiro.

Conforme o Prof. Jeová Silva Júnior, o Banco do Nordeste financiou ações do projeto no período de 2010 a 2012. Em novembro de 2012, o Catálogo foi lançado em Juazeiro, onde o Catálogo foi distribuído. Com o patrocínio do Banco do Nordeste e do MEC, foram impressos mil exemplares. A publicação estará disponível em bibliotecas da UFC (a de Humanidades, no Benfica, e a Central, no Pici), em outras universidades e em associações de artesãos e poderá ser encontrada em livrarias de Fortaleza.

O Catálogo registra 20 tipos de arte, como objetos de argila, madeira, couro, metais, pedras, sementes etc., mostrando criações de artesãos de Juazeiro, Crato, Caririaçu e Barbalha. Participaram da elaboração do Catálogo os professores Aura Celeste Santana Cunha, Eduardo Vivian da Cunha, Iracema Tatiana Ribeiro Leite, Rebeca da Rocha Granjeiro e Francisca Pereira dos Santos (Fanka), a técnica Josefa Costa Bezerra, além dos bolsistas Edivânia Ferreira da Silva, Eliandson Gomes Alves, Jeampierre Tavares Belino, José Giovanni Ximenes Sobreira, Jorge Luan Azevedo Souza, Manuela Arruda Mattos e Marcus Vinícius de Lima Oliveira.

Fontes: Prof. Jeová Torres Silva Júnior e Profª Cleonisia Alves Rodrigues do Vale, pesquisadores do LIEGS – fone: 88 3572 7219 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.