Unidades acadêmicas preparam recepção para calouros de 2013.1

Diversas unidades acadêmicas da Universidade Federal do Ceará planejam programação especial para dar boas-vindas aos novos universitários no dia 1º de abril, quando terá início o primeiro semestre letivo do ano. Confira a programação de quatro dos centros e faculdades da UFC:

CENTRO DE CIÊNCIAS - A Direção do Centro de Ciências receberá os estudantes novatos no Auditório Reitor Ícaro de Sousa Moreira (Bloco 902, Campus do Pici, em frente ao Restaurante Universitário), às 8h30min. Estarão presentes representantes da Pró-Reitoria de Graduação, da Diretoria do Centro de Ciências, coordenadores de cursos e chefes de departamentos. Na recepção, a mesa será composta pelo Pró-Reitor de Graduação, Diretora e Vice-Diretor do Centro de Ciências, representante dos Chefes de Departamento e representante das Coordenações dos cursos.

Em seguida, será feita apresentação sobre a UFC e o Centro de Ciências pela Diretora do Centro e às 10h haverá apresentação do Projeto Descobrindo a Biblioteca. Estão sendo aguardados 665 alunos ingressantes no semestre 2013.1, distribuídos nos Cursos de Biotecnologia, Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), Computação, Estatística, Física (Bacharelado e Licenciatura), Geologia, Geografia (Bacharelado e Licenciatura), Matemática (Bacharelado e Licenciatura), Matemática Industrial e Química (Bacharelado Licenciatura).

CENTRO DE HUMANIDADES -A unidade promove acolhida geral aos alunos ingressantes dos cursos de Biblioteconomia, Ciências Sociais, História, Letras e Psicologia no dia 2 de abril, às 9h, no Auditório José Albano, localizado na Área I do Centro de Humanidades (Av. da Universidade, 2683 - Benfica). Na programação, estão previstas apresentações dos cursos e de projetos de graduação com debate com seus respectivos coordenadores.

FEAAC - A Direção da Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado Executivo, junto com as coordenações de seus cursos (Ciências Econômicas, Administração, Ciências Contábeis, Ciências Atuariais, Secretariado Executivo e Finanças), recepcionará os calouros e seus pais às 19h, no auditório de sua nova unidade didática (Rua Marechal Deodoro, 400 - Benfica). Na recepção, serão divulgadas informações importantes sobre a Universidade, os cursos daquela unidade acadêmica e benefícios, como bolsas para os estudantes. "Faremos o que for necessário para que tenham um convívio saudável, com elevado espírito científico e profissional e, com isso, possam adquirir uma formação dentro dos princípios éticos e morais, essenciais para o desenvolvimento humano", diz o convite destinado aos novatos.

A FEAAC coloca à disposição de seus alunos uma biblioteca com espaço físico e acervo bibliográfico adequados às necessidades do corpo discente. Oferece também auditórios, laboratórios de Informática com computadores ligados à Internet e serviço de acompanhamento acadêmico a estudantes nas Coordenações. Concede bolsas para os alunos que se destacam com um bom currículo acadêmico. Há bolsas para monitoria, dirigidas àqueles alunos que desejam seguir a carreira de professor universitário; bolsas de iniciação científica, aos que desejam continuar sua formação, visando aprofundamento em pesquisa ou pós-graduação, e bolsas de Iniciação Acadêmica.

CENTRO DE TECNOLOGIA - No CT, a programação para os recém-ingressos começou ainda no dia 18 de março, com o Curso Pré-Engenharia 2013, que contempla algumas disciplinas do ciclo básico, como Programação Computacional, Álgebra Linear e Cálculo. O curso é realizado pelo quinto ano consecutivo e pretende ambientar os alunos antes do início das aulas. Estão à frente os membros do Programa de Educação Tutorial do CT.

Os novos alunos dos cursos de Engenharia, Arquitetura e Design recebem as boas-vindas na Semana Zero, que começa na segunda-feira, 1º de abril.  Nas aulas inaugurais, haverá palestras e homenagens aos três alunos de cada graduação da unidade com melhores desempenhos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2012. Entre os convidados para a cerimônia de abertura, que será realizada às 8h30min do dia 1º no Auditório Cândido Pamplona (Bloco 711 – Campus do Pici), estão o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e deputado federal Ariosto Holanda, ex-professor do curso de Engenharia Química da UFC e autor dos projetos de lei que criaram a Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial (Nutec), o Centro de Ensino Tecnológico (Centec) e Centro Vocacional Tecnológico (CVT). Saiba mais sobre a programação aqui.

Fontes: Secretaria da Diretoria da FEAAC  –  fone: 85 3366 7790 / Diretoria do Centro de Ciências – 85 3366 9786 / Assessoria de Comunicação do Centro de Tecnologia da UFC  fone: 3366 9602 / Diretoria do Centro de Humanidades    fone 85 3366 76 02