Pós-graduando do CAEN integra evento internacional de Finanças

O artigo "BRIC: um grupo financeiramente integrado?", de autoria de Regis Oquendo, aluno do Programa de Pós-Graduação em Economia (CAEN) da Universidade Federal do Ceará, ficou entre os nove artigos brasileiros aceitos no Congresso Mundial de Finanças (World Finance Conference). Ao todo, foram aceitos 500 artigos inéditos, sendo o do pós-graduando da UFC o único representante do Norte-Nordeste do Brasil. O estudo, sob orientação do Prof. Paulo Matos, analisou a integração financeira dos países componentes do grupo BRIC (agrupamento econômico que engloba os países Brasil, Rússia, Índia, China, também chamado BRICS quando inclui a África do Sul), sob a ótica dos ciclos e tendências comuns de seus principais índices de ações.

"A constatação de que as bolsas desses países apresentam ciclos e tendências comuns é um forte indício de que essas economias têm um grau importante de integração financeira. Para investidores em mercados de ações, por exemplo, isso deve ser levado em consideração quando da decisão de se fazer uma diversificação de ativos usando aqueles índices", explica o estudioso. O Congresso é considerado o maior encontro de Finanças do mundo. Ocorre de 1º a 3 de julho, no Chipre.

Fonte: Prof. Paulo Matos, da Pós-Graduação em Economia – CAEN-UFC – fone: 85 3366 7751