Projetos de extensão da Faculdade de Direito retomam atividades

Os projetos de extensão do Grupo Transdisciplinar de Estudos Interinstitucionais (G-Teia) e o Núcleo Interdisciplinar em Direito e Dramaturgia (Nididra), coordenados pelo Prof. Flávio Gonçalves, da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, reiniciam as atividades de 2013 no sábado (16). Os encontros serão das 15h às 17h, na sede da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), na Rua Ramires Maranhão do Vale, nº 70, Água Fria, em Fortaleza.

Para participar dos projetos, abertos a alunos e professores de outras instituições, os interessados poderão comparecer aos encontros e se inscrever. Nos blogs dos grupos (www.gteia.ufc.br ou www.nididra.blogspot.com) estão disponíveis o calendário anual de reuniões e detalhes sobre as atividades.

O coordenador explica que o objetivo do G-Teia é incentivar a pesquisa transdisciplinar e a produção acadêmica em suas linhas temáticas – Educação, Psicologia, Direito, Bioética e Filosofia –, levando ações extensionistas à sociedade por meio da interação com organizações não governamentais, movimentos sociais e, sempre que possível, com a população em geral.

O Nididra, por sua vez, incentiva o estudo e a produção teatral nas instituições de ensino superior, abrindo espaço para reflexões sobre as relações entre o direito e as artes, em especial, as artes cênicas. O projeto também permite aos participantes desenvolver competências e habilidades que vão auxiliá-los na futura atuação profissional, através de técnicas de desinibição, oratória, uso correto da voz, expressão corporal e postura.

O Prof. Flávio acrescenta que a produção acadêmica, nas linhas de seus respectivos eixos temáticos, poderá ser submetida à avaliação para se publicar na Revista Ágoras e em outros periódicos científicos e ser apresentada nos encontros universitários de ensino, pesquisa, extensão e arte. Os estudantes envolvidos com atividades de pesquisa e extensão irão receber declaração ou certificado de participação, válidos como atividade complementar.

Fonte: Prof. Flávio Gonçalves, da Faculdade de Direito – fone: 85 9634 94557