Alunos de Engenharia Mecânica montam carro e participam de campeonato nacional

Dezessete alunos do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Ceará, membros da equipe Siará, representaram a UFC na 19ª Competição Baja Sae Brasil-Petrobras, encerrada no último domingo (17) na cidade de Piracicaba, em São Paulo. Um total de 81 equipes, de diversas universidades, competiu pelo título de melhor carro Baja, protótipo montado por universitários com tubos de aço e motores adaptados. Os carros passaram por provas estáticas, onde se testam segurança, conforto, aceleração e velocidade máxima do motor, dentre outros critérios. O resultado final da competição ainda não foi anunciado.

Nas provas dinâmicas, as equipes precisaram provar o bom desempenho do carro tracionando objetos pesados, freando e acelerando nos circuitos do torneio. No domingo (17), ocorreu o enduro de resistência, competição em que os “bajeiros”, como são chamados os participantes, tiveram de contornar os obstáculos do circuito em velocidade máxima. A UFC competiu com o carro 51 guiado pelo capitão da equipe, o estudante Lucas Carlos Alves Monteiro. Ele explica que o baja da Siará teve bom desempenho nos criteriosos testes de segurança e aferição de motor. "São provas difíceis, mas fomos muito bem", comemora o capitão.

Na etapa regional, ocorrida em Camaçari (BA), no fim do ano passado, a equipe da UFC ficou com o sexto lugar e classificou-se para a fase final. O professor Carlos André Dias Bezerra, orientador do projeto de extensão Minibaja, explica que foram feitas mudanças no chassi e sistema de suspensão do carro para o torneio final.

13 anos de Baja - O carro dos alunos da UFC começou a ser montado no ano 2000. Desde então, os sistemas de suspensão, circuitos elétricos, chassi e freios, idealizados pelos próprios alunos, já passaram por diversos aperfeiçoamentos. Hoje o minibaja chega a alcançar 60 km/h. O professor Carlos André ressalta o esforço dos alunos para aprender a projetar um carro e concretizá-lo, pois não há espaço específico para o projeto. Ele explica que as peças foram moldadas na oficina mecânica da Universidade e no Laboratório de Engenharia de Soldagem (Engesolda). "Eles são autodidatas em automobilismo", elogia.

Fonte: Centro de Tecnologia da UFC – fone: 85 3366 9600