Núcleo da Zootecnia apresenta estratégias para alimentação de rebanhos em período de seca

No momento em que o Nordeste amarga a pior seca dos últimos 40 anos, a Universidade Federal do Ceará promove um encontro para demonstrar formas de amenizar os efeitos negativos da estiagem para o gado. Trata-se do I Dia de Campo sobre Palma Forrageira e Outras Estratégias de Convivência com a Seca, organizado pelo Núcleo de Ensino e Estudos em Forragicultura, vinculado ao Departamento de Zootecnia da UFC. O encontro será realizado em 12 de abril, a partir das 8h30min, na Fazenda Quilombo, localizada no município de Tejuçuoca (a 144 quilômetros de Fortaleza).

É voltado para estudantes de Agronomia, Zootecnia e Veterinária, além de produtores e técnicos no setor pecuário. Não será disponibilizado transporte até o local. Os interessados devem providenciar por conta própria uma forma de ir até Tejuçuoca. O número máximo de participantes é de 80 pessoas. As inscrições são feitas, até o dia 10 de abril, através de formulário disponível no site do Núcleo.

A palma forrageira tem origem mexicana e é bastante difundida no Nordeste brasileiro. O vegetal apresenta boa digestibilidade pelo gado e pode ser utilizado como alternativa alimentar para os rebanhos durante a seca, quando costuma faltar comida para os animais. Além da palma forrageira, o Núcleo de Ensino e Estudos também pesquisa temas como a utilização de produtos da cadeia produtiva do biodiesel (da mamona) na alimentação animal, fontes alternativas de proteína na dieta de ovinos, dentre outros.

Fonte: Prof. Marcos Neves, do Núcleo de Ensino e Estudos em Forragicultura da UFC – fone: 85 3366 9711