Estudantes de Quixadá desenvolvem portal sobre investimentos em educação

Imagem: Tela inicial do site www.educabrasil.orgEstudantes do Curso de Engenharia de Software da Universidade Federal do Ceará no Campus de Quixadá desenvolveram um portal como trabalho curricular, que obteve repercussão nacional, tendo sido motivo de discussão na Sociedade Brasileira de Computação e matéria do portal Instituto Claro. O portal desenvolvido pelos alunos, www.educabrasil.org, serve para organizar dados sobre investimentos públicos em educação.

A matéria do portal do Instituto Claro destaca que "o uso de tecnologias na educação pode ir além da sala de aula e encontrar caminhos para aprimorar a educação em nível mais amplo". Prova disso é o projeto desenvolvido por seis jovens estudantes de Engenharia de Software da UFC que pretende chamar a atenção da população e dos governantes para os investimentos destinados à educação no Brasil.

O portal dos estudantes da UFC, no ar há um mês, já contém dados de 180 dos 184 municípios cearenses. Um dos criadores, Bruno Furtado, formulou o projeto partindo da constatação de que os investimentos em educação são determinantes para a transformação do setor no País. Toda verba destinada a escolas, como alimentação, uniformes e manutenção, entra na lista detalhado do site. Os dados são requisitados a partir da Lei de Acesso à Informação, que está em vigor desde 2011.

Fonte: Prof. Camilo Almendra, Vice-Coordenador do Curso de Engenharia de Software da UFC do Campus de Quixadá – fones: 88 34120919 / 3412 0068