Núcleo de Economia Doméstica da UFC pesquisa variação dos preços dos ovos de Páscoa

O Núcleo de Educação do Consumidor e Administração Familiar (Educon), do Departamento de Economia Doméstica da Universidade Federal do Ceará, e o Procon-Fortaleza realizaram pesquisa de preços de ovos de páscoa em oito supermercados e uma loja de departamentos de Fortaleza, entre os dias 17 e 19 de março. A pesquisa teve o objetivo de monitorar os preços do produto para ajudar o consumidor nas compras para a Páscoa.

Foram pesquisados 80 itens das marcas Garoto, Lacta, Ferrero Rocher, Nestlé e Arcor. Também foram pesquisados os preços das caixas de bombons "Especialidades Nestlé" e da marca Garoto. A variação nos preços chegou a 116,37% na venda do ovo meio Laka e meio Diamante Negro de número 21, com 500 gramas de chocolate. A menor variação, de apenas 1,92%, foi encontrada no ovo Ouro Branco em formato de bombom, de número 20, com 420 gramas de chocolate.

O produto com maior variação de preço, o ovo meio Laka e meio Diamante Negro, foi encontrado mais barato no supermercado Pão de Açúcar São João, situado na Avenida Santos Dumont (R$ 21,99), enquanto o maior valor comercializado pelo produto foi de R$ 47,58, no supermercado Hiper Bompreço, representando uma economia de R$ 25,59. Já em relação ao ovo Ouro Branco em formato de bombom de número 20, com 420 gramas de chocolate, o menor valor da versão pode ser encontrado no Pão de Açúcar (R$ 25,49), enquanto o valor mais alto está no supermercado Frangolândia da Rua Frei Mansueto, 909 – Varjota (R$ 25,98), apenas R$ 0,49 mais caro.

Entre os ovos mais caros, estão: Diamante Negro (R$ 62,49), da Lacta; Especialidades (R$ 59,99), da Nestlé; Classic ao leite Trilogia (R$ 59,99), da Nestlé; Alpino (R$ 59,99), da Nestlé, Laka (R$ 49,99), da Lacta; e Kit Kat (R$ 44,99), da Nestlé.

A pesquisa foi realizada nos supermercados Frangolândia, Pão de Açúcar São João, Cometa, G. Barbosa, Hiper Bompreço, Lagoa, Extra, Superbox e Lojas Americanas.

Fonte: Profª Shandra Aguiar, do Núcleo de Educação do Consumidor e Administração Familiar, Departamento de Economia Doméstica da UFC – fone: 85 3366 9474