Livro sobre causas da saturação no trânsito em Fortaleza será lançado na quinta-feira (28)

Imagem: As causas dos transtornos do tráfego, cada vez mais frequentes em Fortaleza, são discutidas na obra. (Foto: Júnior Panela)Foi lançado na quinta-feira (28), às 19h, o livro Ordem & Desordem: arquitetura e a vida social, na Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi. A obra compila estudos de pesquisadores de planejamento urbano no Brasil e traz artigo do Prof. Antônio Paulo de Holanda Cavalcante, do Departamento de Engenharia de Transportes do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). O título do artigo é "Os congestionamentos de trânsito e as implicações oriundas da forma urbana". Nele, o professor analisa as causas da saturação de tráfego em grandes vias de Fortaleza.

Segundo o Prof. Paulo Cavalcante, as intervenções de planos urbanísticos nas ruas da cidade foram fragmentadas, o que resultou na configuração da atual malha viária, de conexões descontínuas. "Os resultados confirmam a segregação socioespacial da cidade e facultam sugerir novas abordagens para os processos de urbanização e o ensino do urbanismo e dos transportes", afirma.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Centro de Tecnologia da UFC – fone: 85 3366 9602