Calouros do CT são recebidos por professores, prefeito e deputado federal

Imagem: Prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, participou de recepção aos calouros do Centro de Tecnologia da UFCO prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e o deputado federal Ariosto Holanda participaram segunda-feira (1º) da aula inaugural dos novos alunos do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará. O momento serviu para os futuros engenheiros, arquitetos e designers refletirem sobre a relação entre a produção do conhecimento e os inúmeros desafios da quinta maior capital e a segunda cidade com maior desigualdade social do Brasil. "Precisamos de planejamento, de mobilidade urbana, de melhorias no trânsito. E nossos problemas podem ser resolvidos com a inteligência de Fortaleza. Obras de desenvolvimento necessitam não só de engenheiros e arquitetos, mas de conhecimento, de novas tecnologias, novos materiais", salientou o prefeito, que é médico formado pela UFC.

À tarde, a recepção foi feita pelo engenheiro civil e deputado federal Ariosto Holanda, um dos membros da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados. Ariosto Holanda foi um dos fundadores do curso de Engenharia Química da UFC, onde lecionou por trinta anos. "Voltar a esta casa me traz muitas recordações. No momento em que vocês entram aqui, seu compromisso com a sociedade aumenta", disse à plateia de mais de duzentos alunos. Na palestra, o deputado apresentou os principais desafios da Educação, Ciência e Tecnologia. Ele apontou para a necessidade de profissionais qualificados que possam desenvolver inovações tecnológicas que beneficiem a micro- e pequena empresa. "O Brasil precisa urgentemente de engenheiros, por isso vocês são tão bem-vindos", celebrou.

BOAS-VINDAS – Anfitrião do evento, o Diretor do Centro de Tecnologia da UFC, Prof. Barros Neto, anunciou uma novidade para os calouros: a Coordenadoria do Básico. O objetivo do setor é prestar apoio pedagógico aos novos alunos durante o primeiro ano da graduação, considerado "o mais complicado" devido à forte carga de conteúdos de Matemática, Física, Química etc. O Diretor destacou que, este ano, o "trote" dos estudantes incluirá uma competição entre os cursos, que deverão arrecadar alimentos e água para doações às vítimas da seca no Ceará. Também haverá coleta de sangue pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce).

O discurso do Prof. Barros Neto foi reforçado pela acolhida do Pró-Reitor de Graduação, Prof. Custódio Almeida, que voltou a falar sobre a importância do primeiro ano da graduação. Segundo Custódio, ainda é alto o índice de evasão, na fase inicial dos cursos, de alunos que não conseguem se manter na faculdade ou não superam as dificuldades dos estudos. O Prof. Custódio Lembrou que há grande oferta de bolsas para alunos de graduação, bem como oportunidade de intercâmbio e vagas em grupos de pesquisa.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional UFC – fone: 85 3366 7331