Harry Eugene Stanley receberá título de Professor Honoris Causa da UFC

O físico americano Harry Eugene Stanley, pesquisador da Universidade de Boston (Estados Unidos), recebeu o título de professor honoris causa da Universidade Federal do Ceará na quinta-feira (4), às 19h, no Auditório da Reitoria. O título de honoris causa da UFC é atribuído a professor ou pesquisador de projeção nacional ou internacional, que tenha se distinguido na vida pública por sua atuação em favor das Ciências, das Letras, das Artes ou da cultura em geral do País.

Harry Eugene Stanley é um dos pioneiros da ciência interdisciplinar. Sua pesquisa atual se concentra em entender o comportamento anômalo da água líquida, mas o pesquisador também realizou contribuições fundamentais para sistemas complexos, tais como mensurar: as correlações entre os componentes de um cérebro com Alzheimer, as flutuações em sequências de DNA codificante e não codificante, bem como os intervalos entre os batimentos de um coração doente e de um saudável. Ele é um dos fundadores da econofísica.

Além disso, o Prof. Harry Eugene Stanley é membro da Academia Nacional de Ciências dos EUA e da Academia Brasileira de Ciências e membro honorário da Sociedade de Física Húngara. Por suas contribuições para as transições de fase, recebeu, em 2004, a Medalha Boltzman, concedida pela União Internacional de Física Pura e Aplicada (IUPAP), e o Prêmio Julius Edgar Lilienfeld, da Sociedade Americana de Física, em 2008.

O Prof. Stanley já recebeu oito títulos honoris causa: da Universidade Bar-Ilan de Ramat Gan (Israel), Universidade Eotvos Lorand (Budapeste), Universidade de Liège (Bélgica), Universidade de Dortmund (Alemanha), Universidade de Wroclaw (Polônia), Universidade Northwestern (EUA), Universidade de Messina (Itália) e Instituto de Estudos Avançados IMT Lucca (Itália).

Fonte: Diretoria do Centro de Ciências da UFC – fone: 85 3366 9786