Pós-Graduação em Física teve aula inaugural com ex-ministro de Ciência e Tecnologia

Sobre "A Física no Brasil", o Prof. Sergio Machado Rezende, do Departamento de Física da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE) ministrou, na manhã de terça-feira (2), a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal do Ceará. Físico de destaque no País, Rezende também já foi Ministro de Ciência e Tecnologia, de 2005 a 2010. Ele apresentou um histórico do desenvolvimento da Física nos últimos dois séculos, contextualizando o cenário da Física brasileira e seus avanços nos últimos 40 anos, para uma plateia de 120 alunos da pós-graduação em Física da UFC.

Durante a aula inaugural, ainda foram discutidos os desafios e oportunidades da área para os próximos anos. A pesquisa interdisciplinar e um crescimento expressivo da participação feminina foram apontados como metas para a área. O aumento do número de físicos experimentais e sua maior inserção no setor produtivo são desafios importantes para a Física ser integrada definitivamente ao desenvolvimento tecnológico do País, conforme observou Rezende.

Também como parte da programação de abertura do semestre, aconteceu o seminário "Propriedades eletrônicas e de transporte em nanoestruturas de carbono", proferido pelo pesquisador Eduardo Costa Girão, que recebeu o prêmio Tese Física UFC. A tese de Eduardo resultou em sete artigos publicados em renomadas revistas da área. O prêmio foi criado para reconhecer estudantes que desenvolveram teses de doutoramento com distinção, em termos tanto de contribuição para o desenvolvimento da Física quanto de participação em revistas de alto impacto. A premiação consiste em placa alusiva e auxílio financeiro concedido através de parceria entre o Programa de Pós-Graduação e a Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC).

O Programa de Pós-Graduação em Física da UFC é referência internacional, avaliado pela Capes com conceito 6. Teve início com a criação do curso de mestrado em 1976, que já formou 287 mestres. O curso de doutorado começou em 1987, com 131 teses já produzidas – a primeira foi defendida em 1993. Até janeiro de 2013, foram publicados, pelos corpos docente e discente do Programa, cerca de 1.600 artigos em periódicos internacionais arbitrados.

Fonte: Prof. Antonio Gomes de Souza Filho, do Programa de Pós-Graduação em Física da UFC – fone: 85 3366 9906