UFC e Prefeitura de Fortaleza discutem infância e adolescência

Imagem: Prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, divide mesa de discussão com o Vice-Reitor da UFC, Henry CamposGestores e pesquisadores da Universidade Federal do Ceará reuniram-se, na manhã de hoje (3), com o Prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e seu secretariado. O encontro técnico, articulado pela primeira-dama Carolina Bezerra, contou com a presença do Vice-Reitor da UFC, Prof. Henry de Holanda Campos, em exercício na Reitoria por ocasião de compromisso do Reitor Jesualdo Farias em Brasília. A reunião concentrou-se em assuntos pertinentes aos direitos da criança e do adolescente no Município e dá prosseguimento a discussões iniciadas quando da visita do então Prefeito recém-eleito à Instituição, ocorrida em dezembro de 2012.

Roberto Cláudio abriu o debate afirmando que uma metrópole como Fortaleza possui problemas agudos e emergenciais, sendo a questão da criança e do adolescente de grande importância demográfica. "Construí uma boa relação com a UFC desde o tempo em que estava à frente da Assembleia Legislativa. Como as crianças e jovens são foco de pesquisas e projetos da Universidade, queremos aproveitar suas boas ideias, pensamentos livres e iniciativas de vanguarda", disse.

Para o Prof. Henry Campos, é de conhecimento público a situação a que chegou nossa Capital com relação a vários indicadores. "É preciso que cada um de nós tome isso como compromisso, até mesmo por questão de cidadania. A UFC está de braços abertos para ajudar a Prefeitura de Fortaleza no enfrentamento desses problemas".

A primeira-dama Carolina Bezerra relatou que, "ao percorrer a cidade e suas comunidades, sabe-se o quanto dói ver a situação em que se encontram crianças e jovens carentes". Segundo ela, cujo gabinete foi responsável pela articulação do encontro entre os representantes da gestão municipal e da Universidade, o objetivo é tornar Fortaleza uma cidade de direitos garantidos para os indivíduos de zero a 18 anos.

EXPERIÊNCIA – A segunda parte do encontro técnico consistiu na exposição, por parte de gestores da UFC, de seus saberes e experiências em temas transversais à Imagem: Em reunião nesta segunda-feira, o diálogo entre Universidade e Município foi retomadotemática, tais como combate às drogas, saúde, esporte e lazer, educação, arte e cultura.

O Prof. Antônio Barroso Lima apresentou o projeto do complexo poliesportivo da UFC, no Campus do Pici, detalhando seus equipamentos, já em construção. "Dentro desse projeto, estamos, acima de tudo, resgatando a história do bairro. Além da capacidade de atender às exigências de qualquer evento esportivo internacional, será um espaço para integração social e esportiva das comunidades do entorno", explicou.

Já o Prof. Álvaro Jorge Madeiro Leite, do Departamento de Saúde Materno-Infantil da Faculdade de Medicina da UFC, apresentou dados sobre a saúde da criança no Ceará e no Brasil, ressaltando a alarmante exclusão social. "O baixo peso ao nascer tem crescido muito nas regiões pobres. A taxa de prematuridade praticamente dobrou nos últimos 20 anos. Esses problemas comprometem o futuro de milhares de crianças e jovens", afirmou. Completaram o ciclo de conferencistas os professores Isabel Filgueiras Lima Ciasca, Diretora da Faculdade de Educação, e Elvis de Azevedo Matos, Secretário de Cultura Artística da Universidade, que abordaram em suas exposições dados e iniciativas acadêmicas a respeito de educação, e cultura e arte, respectivamente.

De acordo com o prefeito Roberto Cláudio, tratou-se do primeiro de uma série de encontros de mobilização e troca de informações, que continuarão ocorrendo e culminarão na elaboração de um Plano Municipal para a Criança e o Adolescente.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331