Graduando de Engenharia Civil recebe menção honrosa na Espanha

O estudante de Engenharia Civil recebeu menção honrosa com projeto de restauração de igreja do século 15O estudante de graduação do Curso de Engenharia Civil, José Soares Teixeira Filho, foi contemplado com uma menção honrosa no Prêmio Basf 2013. Atualmente em intercâmbio na cidade de Burgos, na Espanha, através do Programa Ciência sem Fronteiras, o trabalho do graduando ficou entre os 10 melhores da premiação com o projeto "Restauração da Igreja de Santo Estêvão de Burgos" (Restauración de La Iglesia de San Esteban de Burgos). Em sua 6ª edição, o Prêmio Basf laureia pesquisas que visem ao desenvolvimento sustentável nas construções, a novas tecnologias e à inovação empresarial.

Considerada patrimônio histórico da cidade de Burgos, a Igreja de Santo Estêvão foi construída no ano de 1475. Ao longo de séculos passou por intempéries, reformas e guerras, o que acarretou problemas estruturais. Como explica o estudante, seu projeto consistiu em detectar os problemas da edificação, que apresentava deformações, fissuras, erosão, coberta em mal estado, dentre outros efeitos, e propor soluções. "Para o trabalho foram utilizadas plantas arquitetônicas e fotografias de mapeamento da situação real. Com isso, foram propostas soluções sustentáveis, eficazes e eficientes, de forma a restaurar toda a Igreja, atendendo, assim, as exigências do concurso".

O trabalho de José Filho ficou entre os 10 melhores do Prêmio BASFIntercambista desde setembro do ano passado na Espanha, José Filho destaca a importância da experiência tanto para a vida acadêmica quanto para o mercado de trabalho. "Essa oportunidade está me possibilitando uma formação diferenciada, pois permite o amadurecimento pessoal e profissional diante de um mercado de trabalho tão competitivo e exigente em que estamos. Nas visitas técnicas a ferrovias, por exemplo, tenho a oportunidade de visualizar métodos, materiais e equipamentos que poderemos utilizar ou desenvolver em nossas ferrovias no Brasil. Também entro em contato com a cultura do País e aprendo outro idioma. Boas aulas e laboratórios bem equipados me permitem desenvolver o conhecimento teórico e acompanhar as inovações tecnológicas do mercado", afirma.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331