CASa inicia programação para o ano letivo de 2013 com o Concerto de Boas-Vindas

ft 130405 coralbnb divulgacao marcos studartCom o fim do recesso acadêmico, a Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa (CASa) também retoma suas atividades. A programação será aberta no próximo dia 9 (terça-feira) com o Concerto de Boas-Vindas, que acontece a partir das 19h30min, no foyer do Theatro José de Alencar, marcando o início do semestre letivo. O evento, uma parceria da UFC, através da CASa de Artes, com o Banco do Nordeste e o Theatro José de Alencar, apresentará o Coral Contemporâneo do BNB. No repertório, clássicos da música erudita, como Bach e Mozart, dividem espaço com grandes composições do cancioneiro popular de Dorival Caymmi e Luiz Gonzaga.

No dia 26 (sexta), a CASa de Religião recebe a monja Ani Zamba Chözom para a mesa redonda "Diálogo sobre liberdade e liberação: questões da filosofia e da espiritualidade budista". Renunciante e praticante do budismo há mais de três décadas, ela detém o título de Gelongma, que se refere à ordenação plena na qualidade de monja. Nascida em Londres, em 1948, tem vivido desde 1969 na Ásia. A mesa redonda com dois professores da UFC e mediação do coordenador da CASa de Religião, professor Regenaldo Costa, será às 9h, na sala F da Biblioteca da Faculdade de Medicina, no Campus do Porangabuçu.

A CASa realiza ainda o Programa CASa Aberta, transmitido pela Rádio Universitária FM 107,9, todas as sextas-feiras, a partir das 16h. Com apresentação do Prof. Ricardo Jorge, dos cursos de Jornalismo e de Publicidade da UFC, o programa traz assuntos que dizem respeito à formação docente e ao ensino superior de maneira geral. No mês de abril, o CASa Aberta abordará temas atuais como o desafio da Universidade frente aos índices de evasão. Na sexta-feira (5), a CASa apresentará seus planos para 2013.

As Ambiências Temáticas (ATs) continuam em ritmo acelerado. São comunidades criadas e gerenciadas por docentes da UFC visando à construção de aprendizagens significativas em torno de temas relacionados ao desenvolvimento, formação e atuação docente no ensino superior. Entre as ATs atualmente em atividade estão "Matemática com acessibilidade" (AT 58), no Centro de Tecnologia, "Didática do ensino da programação de computadores" (AT 16), no anexo da ilha SMD (no prédio da Prograd) e "Reforma da matriz curricular do Curso de Odontologia da UFC" (AT 14), no Curso de Odontologia. Os horários de cada AT, bem como toda a programação da CASa, podem ser conferidos no site www.casa.ufc.br

A CASa é um amplo e diversificado processo de aperfeiçoamento docente idealizado e fundado em 2009 pela Prograd. A comunidade nasceu como um projeto para formação docente de professores em estágio probatório, com o propósito de construção cooperativa, de caráter contínuo, dialógico e formativo. Com o passar dos anos, o projeto se expandiu e, atualmente, envolve não apenas docentes novatos, mas também veteranos, além de estudantes de graduação e de pós-graduação das diversas unidades acadêmicas da UFC, nos campi de Fortaleza, Cariri e Sobral.

Fonte: Coordenação da CASa – fone: 85 3366 9526