Projeto de extensão Simulação da ONU (SONU) inicia inscrições

Começaram sábado (6), pela Internet, as inscrições para o SONU-β 2013. Trata-se de atividade do projeto de extensão Simulação da Organização das Nações Unidas (SONU), vinculado ao Departamento de Direito Processual, da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará. Nos dias 26 a 28 de abril, estudantes universitários e do ensino médio participarão de simulações de reuniões de comitês da ONU para debater questões ligadas a terrorismo cibernético, intervenção estatal nos meios de comunicação e inserção da Turquia da Comunidade Europeia.

O objetivo do SONU-β 2013 "é promover o conhecimento acerca do funcionamento dos sistemas de solução de impasses internacionais, bem como despertar nossos discentes para as oportunidades no âmbito da diplomacia internacional". A prática da simulação, como é conhecida hoje, surgiu entre estudantes da Universidade de Harvard (EUA), em 1927. O grupo decidiu simular o ambiente da Liga das Nações após a Primeira Guerra Mundial. Foi, no entanto, depois da criação da ONU que a prática de modelos se expandiu pelo mundo.

Este ano, as inscrições são para quatro comitês, um deles destinado aos alunos do ensino médio. Os interessados devem fazer a inscrição em duplas (para os comitês de nível superior) ou individualmente (para os de ensino médio). O valor da inscrição individual é de R$ 15,00. Os comitês são os seguintes:

Ensino Superior: Conselho de Segurança (CS) – tema: "terrorismo cibernético e segurança internacional"; União das Nações Sul-Americanas (Unasul) – tema: "intervenção estatal nos meios de comunicação"; e Comitê de Imprensa Internacional, exclusivo para alunos de Comunicação Social e Jornalismo.

Ensino Médio: Conselho da União Européia (Consilium) – tema: "inserção da Turquia na Comunidade Europeia".

Outras informações estão no blog do projeto e na página de fãs do SONU no Facebook.

Fonte: Camila Aquino, da comissão organizadora do SONU-β 2013 – fone: 85 8835 8260 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.