Físico da Universidade de Boston recebe título de Professor Honoris Causa

Imagem: O Reitor Jesualdo Farias entregou ao Prof. Harry Eugene Stanley o título de professor honoris causa da UFC Ao receber o título de professor honoris causa da Universidade Federal do Ceará, o Prof. Harry Eugene Stanley se disse "tocado e agradecido", principalmente por a distinção vir de uma universidade do Nordeste e especialmente a do Ceará, "que criou um departamento de Física a partir do nada e é muito recente, se comparada a universidades centenárias, mas já pode ser considerada uma das melhores do País e será uma das melhores do mundo". Para enfatizar o quanto o Departamento de Física da UFC é recente, observou que ele agora celebra 20 anos de sua primeira tese de doutorado.

O Reitor Jesualdo Farias, que presidiu a solenidade de entrega do título, convidou a Diretora do Centro de Ciências, Profª Simone Borges, para introduzir o homenageado à sala do Conselho Universitário, onde foi realizado o ato, e pediu à chefe do cerimonial, Cláudia Albuquerque, que lesse o currículo do Prof. Harry Stanley, que é professor na Universidade de Boston e trouxe contribuições essenciais para a Física Estatística, sendo um dos pioneiros da ciência interdisciplinar e tendo trabalhos de destaque sobre transições de fase, teoria da percolação, sistemas desordenados, fenômenos de agregação, polímeros e Física Biológica. Já produziu contribuições fundamentais na área de sistemas complexos, tais como quantificar as correlações entre os componentes do cérebro com a doença de Alzheimer. Hoje, sua pesquisa se concentra na compreensão do comportamento anômalo da água líquida.

Por suas contribuições científicas na Física das transições de fase e fenômenos críticos, recebeu em 2004 a Medalha Boltzmann, concedida pela União Internacional de Física Pura e Aplicada, a mais alta distinção acadêmica da Física Estatística. Também é detentor do Prêmio Julius Edgar Lilienfeld, da Sociedade Americana de Física. Até hoje, o Prof. Stanley tem 1.126 artigos científicos publicados em periódicos indexados que contam com 57.230 citações. Orientou 106 alunos de doutorado e colaborou com 131 pós-doutorandos e professores visitantes.

Escolhido para fazer a saudação ao novo professor honoris causa, o Prof. José Soares Andrade Jr. disse que iria apresentar suas impressões "sobre o ser humano Gene Stanley, como é conhecido pelos amigos, e tentar descrever o que ele representa para nossa Instituição". Questionando e, ao mesmo tempo, respondendo à indagação de se estariam ali por acaso, começou fazendo analogia entre o Ceará e Oklahoma, estado em que o Prof. Stanley nasceu, "coberto de pradarias, com formações rochosas, sujeito a um clima tão severo e semiárido quanto o clima de nosso Nordeste". Além do que "Oklahoma é reconhecido como o verdadeiro representante da famosa hospitalidade e generosidade sulista da América, fama igualmente reputada aos nordestinos cearenses".

A respeito da personalidade do Prof. Stanley, o Prof. Soares Andrade afirmou: "com generosidade sempre e de maneira quase religiosa, Stanley pautou e vem pautando suas relações humanas, sejam elas pessoais ou profissionais, no respeito mútuo, na dignidade e, mais importante, em sua infinita compreensão da complexidade humana".

O Reitor Jesualdo Farias, em sua fala, ressaltou que o Prof. Stanley, além de pertencer ao corpo docente da Universidade de Boston, ocupa cargos simultâneos de professor honorário na Universidade de Ciência e Tecnologia do Leste da China, no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Xangai, bem como nas universidades de Pavia e de Eotvos Lorand, em Budapeste. E disse ainda que, na UFC, o professor tem contribuído para estabelecer a excelência acadêmica e científica do Departamento e da Pós-Graduação em Física Computacional, liderado pelo Prof. José Soares de Andrade Jr.

Ao dizer que o Prof. Stanley é muito bem vindo à UFC, o Reitor lembrou que a Instituição, na verdade, "já é sua há bastante tempo". E concluiu: "continue trazendo seus conhecimentos, seu brilho e emprestando-os para que também a UFC possa brilhar na constelação das grandes universidades brasileiras".

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331